Blog PUCRS Online

Quem é Mariano Manente

Escrito por PUCRS Online | 29 de Dezembro de 2021

Mariano Manente é líder no escritório da Ernst & Young (YE) do Rio de Janeiro e gerente sênior de Eficácia do Modelo Operacional (OME) no Brasil.

Além disso, liderou o escritório brasileiro em Nova Iorque pela EY por mais de dois anos.

Advogado, contador e especialista em Direito Tributário, é um nome de referência no mercado. Somando mais de 18 anos de atuação, tem experiência em tributação da cadeia de suprimentos, estruturação tributária e internacional.

Aliás, tem vivência nos seguintes setores no Brasil e no exterior: private equity, imobiliário, empresas financeiras, agroindústria e alimentos, commodities, química e cosmética, automotiva e serviços.

Inclusive, atuou em projetos nos mercados dos principais países da América Latina, América Central e do Norte, europeus, asiáticos e alguns países africanos.

Por essa razão, faz parte dos cursos de pós-graduação do PUCRS Online:

Aprenda com Mariano Manente

Aqui ministra a disciplina de Planejamento Tributário Internacional, na qual aborda as principais práticas de planejamento tributário internacional e as medidas antielisivas adotadas pelos países.

Tesouraria global e estrutura de capital. Modelos de negócio e cadeia de abastecimento. Estrutura corporativa e qualificação de tratados. Estudos de casos práticos reais e situações simuladas.

À frente da disciplina "Inteligência Fiscal e ganhos tributários", aborda as regras de apuração dos tributos empresariais e o impacto dos mesmos na estrutura de custos e despesas das empresas.

Além disso, trata de planos para a otimização da carga tributária das empresas e seus sócios, respeitados os limites da lei.

Conduz a disciplina “Resultados e indicadores: gestão contábil, fluxo de caixa e análise de informações financeiras”. Aqui, aborda Contabilidade, sua gestão estratégica e desdobramento de indicadores como fundamentais para o desenvolvimento e crescimento de negócios.

Por outro lado, a aula trata da compreensão e aplicação de fluxo de caixa, bem como indicadores e análises financeiras. Tudo isso como diferenciais de empresas competitivas.

Aliás, estratégias de disseminação de conhecimento contábil e gerencial para aceleração de negócios também são abordadas.

Áreas de interesse deMariano Manente

Contabilidade, Finanças, Gestão Financeira e Fiscal, Administração, M&A e Equity.

Saiba mais sobre outros grandes nomes no mercado que fazem parte dos cursos do PUCRS Online:

  • Alexandre Assaf Neto, autor dos mais consagrados livros de finanças do Brasil e um dos mais respeitados economistas do Brasil.
  • Cris Arcangeli, reconhecida como uma das mulheres que mais influenciou o mercado de moda brasileiro com a criação da primeira semana de moda no Brasil.
  • Daniel Kahneman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia e um dos maiores especialistas do mundo em Economia Comportamental.
  • José Roberto Caetano, um dos maiores formadores de opinião em economia e negócios no Brasil.