Quem é Martin Seligman

Psicólogo e professor, Martin Seligman é o criador do conceito de Psicologia Positiva.

Martin Seligman é diretor do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A instituição com foco em psicologia positiva, depressão, otimismo e prospecção.

Sendo conhecido como "pai da Psicologia Positiva", é autor de diversos livros, sendo “The Hope Circuit” e “Positive Psychotherapy” os mais recentes.

Também foi presidente da Associação Americana de Psicologia (APA). Já recebeu diversos prêmios por sua contribuição científica para Psicologia Positiva.

Juntamente com Christopher Peterson, desenvolveu a contraparte 'positiva' do Manual de Diagnóstico e Estatística das Desordens Mentais (DSM). Em lugar de focar no que deu errado, olha para o que deu certo.

Pesquisando várias culturas, extraíram uma lista de virtudes que têm sido altamente valorizadas desde a China e Índia antigas até as culturas ocidentais modernas.

Sua lista inclui seis virtudes de caráter:

• Sabedoria/conhecimento
  • Coragem
  • Humanidade
  • Justiça
  • Temperança
  • Transcendência

Ainda, Marting Seligman é professor convidado do curso de pós-graduação em Psicologia Positiva: Ciência do Bem-Estar e Autorrealização, do PUCRS Online.

Além dele, outras grandes personalidades contribuem para esse curso de especialização, como Mihaly Csikszentmihalyi e Robert Kegan.

Imagine estudar com tantas referências em Psicologia Positiva? Matricule-se agora mesmo pelo nosso site.

Currículo de Martin Seligman

Martin Seligman é bacharel em Filosofia pela Universidade de Princeton e Ph.D. em Psicologia na Universidade da Pensilvânia, ambas nos Estados Unidos.

Também é Ph.D. Honoris Causa na Universidade de Uppsala, na Suécia, e na Complutense University, na Espanha.

Ainda é doutor em diferentes áreas:

• Humanas, Honoris Causa, pelo Massachusetts College of Professional Psychology e pela Lewis and Clark University.
  • Ciência, Honoris Causa, pela Universidade East London e pela Universidade de Buckingham.
  • Serviços Públicos, Honoris Causa, pela Widener University.

Áreas de expertise

Psicologia Positiva, Ciências Cognitivas, Comportamento Humano, Caráter, Sociedade.