Michel Maffesoli é um dos maiores especialistas mundiais em pós-modernidade.
Pensador extraordinário, construiu um modo particular de analisar o mundo contemporâneo, o que explica como o francês se tornou uma referência em Sociologia.
Liderou estudos sobre o imaginário contemporâneo a partir da filosofia fenomenológica e da sociologia compreensiva. Isso tudo com o objetivo de definir os paradigmas da pós-modernidade.
Inclusive, Michel Maffesoli é um dos pais do conceito “Tribo Urbana”, sendo um dos nomes mais respeitados mundialmente no assunto.
Michel Maffesoli é doutor em Ciências Humanas e Sociais, e em Sociologia, na Universidade de Grenoble, na França. Ainda, é pós-graduado pela Universidade de Estrasburgo. Fez seus estudos secundários em Montpellier.
Além disso, recebeu o Grand Prix des Sciences Humaines da Academia Francesa por seu trabalho “La transfiguration du politique”, em 1992.
Também, integra o Institut International de Sociologie (I.I.S.) e o Institut Universitaire de France.
Ao longo de sua carreira, o docente na Universidade de Sorbonne, na França, escreveu mais de 30 livros. Entre eles, estão os mais conhecidos:
Sendo um experiente sociólogo, filósofo e professor emérito da Sorbonne, é doutor honoris causa da PUCRS, além de professor convidado da pós em Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia.
Sociologia; Pós-modernidade; Filosofia; Política; Contemporaneidade.