Quem é Rafael Bittencourt

Rafael Bittencourt é um executivo de negócios na indústria da beleza com mais de 15 anos de experiência em multinacionais.

Por isso, é diretor comercial e membro do comitê executivo da Divisão de Produtos Profissionais da L'Oréal Brasil.

Sua experiência é resultado da sua extensa formação. Tem graduação e mestrado em Administração de Empresas pela PUCRS, bem como cursos de especialização em Economia Internacional, na Universidade de Harvard.

Além disso, estudou Marketing Digital, na Columbia Business School, e Marketing Business Excellence, no MIT. Ambas instituições de ensino estão localizadas nos Estados Unidos.

Dessa forma, tem vasta experiência em Marketing, Vendas, Lucros e aumento de participação em várias marcas importantes.

Tem histórico comprovado de inovação, resultados de vendas, construção de marcas, liderança de mudanças e desenvolvimento de equipes e líderes multifuncionais.

Aliás, Rafael Bittencourt compartilha toda sua experiência como professor convidado do MBA em E-commerce e Negócios Digitais do PUCRS Online.

Assim, em sua aula, debate as oportunidades e os desafios do modelo de comércio Consumer-to-Consumer, em português Consumidor para Consumidor, nos diferentes segmentos de negócios.

Mencionado no mercado como C2C, trata-se de um modelo de negócio no qual dois ou mais consumidores realizam transações diretamente. Não é uma relação nova, mas se destacou em plataformas de e-commerce.

Leia também E-commerce: o que é e quais vantagens desse modelo.

Além disso, analisa os modelos de negócios digitais de consumidor para consumidor, também denominado de comércio colaborativo e suas variantes.

Áreas de interesse de Rafael Bittencourt

E-commerce, negócios digitais, economia circular, empreendedores, gestores digitais e estratégia digital.