INSCREVA-SE

Quem é Albert Skip Rizzo

content

Albert Skip Rizzo é um dos maiores especialistas do mundo em realidade virtual.

Como diretor de Realidade Virtual Médica no Institute for Creative Technologies, nos Estados Unidos, Skip Rizzo busca compreender como as tecnologias digitais e o estudo da realidade virtual interativa e imersiva podem ser úteis para atender às necessidades da saúde humana além do que é possível com o os métodos e ferramentas tradicionais da atualidade.

Há mais de 24 anos, lidera pesquisas em design, desenvolvimento e avaliação de sistema de realidade virtual, voltadas às áreas de avaliação clínica, reabilitação de tratamento e resiliência. Isso tudo por meio do domínio do funcionamento psicológico, cognitivo e motor em populações clínicas e saudáveis.

Seu trabalho usando a terapia de exposição baseada em RV para tratar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) foi reconhecido. Em 2010, recebeu o prêmio da American Psychological Association por contribuições extraordinárias para o tratamento de traumas.

Currículo de Albert Skip Rizzo

É pesquisador no Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade do Sul da Califórnia (USC) e na Escola de Gerontologia da USC Davis, ambas nos EUA.

Aliás, Skip Rizzo é psicólogo e Ph.D em Psicologia Clínica.

Como pesquisador nessas instituições, trabalha desenvolvendo pacientes virtuais artificialmente inteligentes que médicos podem usar para praticar as habilidades necessárias para realizar entrevistas clínicas e avaliações de diagnóstico.

Atualmente, ele desenvolve cenários de RV para abordar a interação social e vocacional em pessoas com transtorno do espectro autista. Ainda, avalia o uso de aplicativos para treinar habilidades emocionais de enfrentamento, com o objetivo de preparar os membros do serviço para o estresse do combate.

Também é editor sênior do jornal MIT Press, Presence: Teleoperators and Virtual Environment, bem como participa de vários conselhos editoriais de revistas nas áreas de cognição e tecnologia da computação e é o criador do Listserve de Realidade Virtual em Saúde Mental (VRPSYCH).

Áreas de interesse

Realidade Virtual; Transtorno de Estresse Pós-Traumático; Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Trauma Cranioencefálico; Autismo; Alzheimer; Acidente Vascular Cerebral; entre outras condições clínicas.

Comentários