Lato Sensu e Stricto Sensu: diferenças entre os tipos de pós-graduação

Lato Sensu e Stricto Sensu são níveis de pós-graduação. Os termos correspondem não só ao volume de carga horária, como também ao propósito e à abordagem de cada curso.

Organizados em Lato Sensu e Stricto Sensu, os cursos de pós-graduação podem ser classificados como especialização, MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Entre as motivações de realizar uma pós-graduação, destacam-se a formação de professores universitários e o fomento da produção científica, no caso das Stricto Sensu. Além disso, os cursos Lato Sensu preparam profissionais para que atendam às necessidades e mudanças constantes do mercado.

O que é Lato Sensu?

O termo Lato Sensu é de origem latina e quer dizer “sentido amplo”.

Os cursos têm foco no ensino de conhecimentos para melhorar a atuação no mercado de trabalho. Especializações e Master Business Administration (MBA’s) são formações deste gênero.

O formato é destinado aos profissionais com interesse em aprendizagem de conteúdos de forma mais objetiva e aplicada. Além disso, o enfoque das pós-graduações lato sensu está no aperfeiçoamento de temas específicos para a prática profissional.

Tipos de cursos Lato Sensu

Ao escolher o tipo de pós-graduação Lato Sensu, você poderá optar por uma especialização ou um MBA.

Existem especializações em diferentes áreas com foco na capacitação de habilidades técnicas para atuação no mercado de trabalho. A ideia é aperfeiçoar as competências dos profissionais.

Já o MBA oferece conhecimentos sobre o mundo corporativo. Devido à temática da gestão de negócios, há maior interesse de líderes e executivos nesse tipo de curso.

Os dois gêneros de qualificação Lato Sensu podem ser cursados de forma presencial ou à distância. As universidades apostam, cada vez mais, na inovação para atender às necessidades dos profissionais. Com isso, a PUCRS e a UOL EdTech uniram-se para propor um catálogo com mais de 50 cursos de pós-graduação 100% digitais.

O que é Stricto Sensu?

O termo Stricto Sensu, em latim, significa “sentido específico”.

Os cursos desse gênero correspondem à formação mais exploratória dos conhecimentos, levantando debates e pesquisas com o intuito de contribuir com o avanço da ciência.

Para tanto, isso requer maior investimento de tempo. Mestrado, doutorado e pós-doutorado são cursos de caráter Stricto Sensu.

Essas qualificações eram procuradas para o desenvolvimento de carreiras no meio acadêmico ou na produção de pesquisa e conteúdo científico. Hoje, o cenário mudou - o número de mestres e doutores na administração de corporações vem crescendo, principalmente, dentro de organizações que exigem altos padrões e velocidade de inovação.

Tipos de cursos Stricto Sensu

Como dito, em nível de Stricto Sensu, estão os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Existem dois formatos de mestrado: o acadêmico e o profissional. O próprio nome diz: o primeiro é com ênfase na produção científica, enquanto o segundo foca no conhecimento para atender às demandas de organizações.

Ambos necessitam de proficiência em língua estrangeira e conhecimentos técnicos, além da avaliação de currículo e projeto de pesquisa. O processo seletivo pode variar de acordo com a universidade.

No doutorado, os alunos devem escrever uma tese na área em que escolherem receber o título de doutor. Para isso, ela deve partir de uma hipótese inédita. A seleção para obter a qualificação acontece conforme as regras de cada instituição. Porém, o título de mestre e doutor é concedido após aprovação da pesquisa em banca examinadora.

Já o pós-doutorado é, geralmente, um estudo que dá continuidade à pesquisa realizada no doutorado. O formato do trabalho de conclusão é estipulado pelas instituições, como artigo científico, relatório e projeto inovador de tecnologia ou produto.

Principais diferenças entre cursos Lato Sensu e Stricto Sensu

A carga horária dos cursos de Lato Sensu e Stricto Sensu é a diferença mais evidente entre eles. Enquanto os cursos de Lato Sensu têm duração mínima de 360 horas, os de Stricto Sensu variam entre 18 e 42 meses.

Ainda, a titulação dos docentes também distingue nestes diferentes níveis de pós-graduação, assim como a forma de comprovação de encerramento dos cursos.

As especializações e MBA’s garantem aos alunos um certificado sem obtenção de título universitário. Já quem optar pelo mestrado ou doutorado recebe grau acadêmico e diploma.

Como escolher a melhor pós-graduação?

Por mais simplista que pareça, a resposta para esse questionamento está no objetivo que o profissional deseja alcançar com a futura formação. A determinação clara e objetiva das metas faz toda diferença na hora de escolher qual curso merece seu investimento financeiro e de tempo.

Vale ressaltar que você também precisa alinhar o formato de ensino da pós-graduação com a sua realidade. Considere a disponibilidade de tempo para dedicar aos estudos no seu dia a dia, além do estilo de aprendizagem.

A escolha do melhor curso de pós-graduação ainda passa pela escolha da instituição de ensino. O Ministério da Educação (MEC) orienta que os futuros alunos pesquisem sobre as universidades e cursos disponíveis. O ideal é optar por instituições que reúnam professores que são referências na área em que se deseja estudar.

Você pode conferir as unidades de ensino credenciadas pelo MEC por meio do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Ensino Superior.

Você também pode gostar de ler:

Se você optar por uma pós-graduação Lato Sensu, não deixe de conhecer as especializações e MBA’s oferecidos pela PUCRS Online. São mais de 50 cursos de diversas áreas do conhecimento, como saúde, educação, liderança e direito. Conheça o portfólio completo e dê o primeiro passo para impulsionar a sua transformação profissional.