Quem é Suzana Herculano-Houzel

Suzana Herculano-Houzel é uma cientista reconhecida mundialmente por suas pesquisas sobre a evolução do cérebro humano.

Antes de tudo, Suzana é bióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, bem como autora de vários livros sobre Neurociência, como “A Vantagem Humana”.

Hoje, é professora associada aos departamentos de Psicologia e Ciências Biológicas da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos. Lá, estuda a evolução da diversidade do cérebro e como o cérebro humano se compara a outros.

Consequentemente, seus estudos romperam as paredes da universidade, chegando ao palco do TEDGlobal em 2013 e o vídeo de sua participação alcançou mais de 2 milhões de visualizações.

Assim também, em 2018, Suzana Herculano-Houzel falou sobre a verdadeira razão de irmos para a escola no TEDx Nashville.

Currículo de Suzana Herculano-Houzel

É mestre pela Universidade Case Western Reserve nos Estados Unidos, e doutora pela Universidade de Paris VI, na França. Posteriormente, tornou-se pós-doutora pelo Instituto Max-Planck de Pesquisa do Cérebro, na Alemanha.

É scholar da Fundação James McDonnell, onde foi a primeira brasileira a receber o Scholar Award para financiar sua pesquisa, além de colunista quinzenal do jornal Folha de S.Paulo desde 2006.

Áreas de expertise

Cérebro Humano, Neurociência e Pesquisa do Cérebro, Evolução.