INSCREVA-SE

Transtornos mentais: como se qualificar para atender seus pacientes

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Mais de 20 milhões de brasileiros sofrem de transtornos mentais, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Mas, com a pandemia, os sintomas dessas doenças foram, em muitos casos, agravados.

Isso se reflete no levantamento realizado pela Ipsos para o Fórum Econômico Mundial, que entrevistou pessoas de 30 países.

Assim, no Brasil, 53% das pessoas afirma que a qualidade da saúde mental caiu desde março de 2020. Ou seja, mais da metade dos entrevistados sentiram que sua sanidade piorou no último ano.

Conheça os transtornos mentais mais comuns

  • Transtorno de Ansiedade
  • Síndrome do Pânico
  • Estresse Pós-traumático
  • Depressão

Diante desse cenário, houve um aumentou na procura por atendimento em serviços de saúde mental, seja na rede privada quanto na pública.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) identificou que 59% de seus associados tiveram aumento de até 25% nas consultas. Aliás, 82,9% perceberam o agravamento de sintomas em pacientes em tratamento.

Além disso, outro dado chama a atenção. Quase 70% dos associados receberam pacientes novos e que nunca haviam apresentado sintomas psiquiátricos antes.

Saúde mental é prioridade para brasileiros, segundo pesquisa

A Mastercard realizou entrevistas em 13 países para compreender o comportamento das pessoas, considerando antes e depois da pandemia.

Mais de 60% dos brasileiros passaram a se preocupar mais com saúde mental, enquanto 58% acreditam que cuidar da saúde passou a ser essencial.

Dessa forma, vemos que as demandas para psicólogos, psiquiátras e demais profissionais que realizam atendimentos desse gênero deve aumentar.

Mas a grande questão é: você está preparado para esse cenário de mudanças?

Leia também o artigo “Porque se especializar em Terapia Cognitivo-Comportamental”.

Prepare-se com as maiores referências do mercado mundial nos cursos de pós-graduação do PUCRS Online. São muitas opções para você se tornar o especialista que o mercado busca:

Matricule-se e fique por dentro de metodologias, ferramentas, tecnologias e intervenções que otimizam a atuação profissional, bem como mantém você conectado ao contexto atual. Seja PUCRS Online.

Comentários