INSCREVA-SE

Quem é Wilmar Schaufeli

content

O psicológo holandês Wilmar Schaufeli é um grande estudioso sobre psicologia da saúde ocupacional. Sendo assim, coautor do modelo Job Demands-Resources (JD-R), que atualmente é o modelo mais popular em Psicologia da Saúde Ocupacional.

Em primeiro lugar, seus interesses de pesquisa se concentraram no bem-estar dos jovens desempregados. Tempos mais tarde, o especialista expandiu seus estudos para o bem-estar dos trabalhadores em geral.

Como autor, publicou centenas de artigos científicos, capítulos e livros. Por exemplo, ”Esgotado: sobre os antecedentes do estresse no trabalho”, “A psicologia do trabalho e da saúde” e “O companheiro de burnout para estudar e pesquisar: uma análise crítica”.

Aliás, Wilmar Schaufeli é membro da Academia Europeia de Psicologia da Saúde Ocupacional. Mas também é professor convidado do PUCRS Online.

Leia também O que é Psicologia Positiva?h

Nos cursos de pós-graduação do PUCRS Online, ministra disciplinas em:

Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas

Aqui, aborda o entendimento e a análise crítica sobre saúde do trabalhador, em sua relação com o engajamento no trabalho. Além disso, explica as relações de trabalho e aspectos psicossociais implicados no bem-estar e qualidade de vida do trabalhador.

Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização

Já nesse curso, apresenta o relacionamento dos profissionais com seu trabalho e as organizações. Nesse sentido, trata das semelhanças e diferenças entre entre engajamento no trabalho e outros conceitos, como comprometimento organizacional, comportamento extra-função, adição ao trabalho, burnout e satisfação com o trabalho.

Áreas de interesse de Wilmar Schaufeli

Psicologia, Ciência do Bem-Estar, Psicologia Organizacional, Psicologia Positiva, Autorrealização, Saúde Ocupacional

Comentários