Resiliência: a resposta para encarar os novos desafios

Resiliência é a capacidade de reagir e se adaptar às adversidades. Aliás, como você costuma reagir às mudanças? A resposta para essa pergunta pode ser determinante para a sua carreira profissional. Habilidades como essa se tornaram parte do nosso cotidiano nos últimos anos.

A pandemia da Covid-19 acendeu o alerta: precisamos repensar comportamentos e reavaliar a forma como vivemos e nos relacionamos uns com os outros. Em tempos de mudanças profundas, a resiliência pode ser o caminho para encontrar o verdadeiro equilíbrio emocional e se manter preparado para os desafios do amanhã.

Novos cenários exigem adaptação

De acordo com o relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em 2021, cerca de 35% das competências exigidas pela maioria das profissões devem ser impactadas por novos panoramas do futuro do trabalho.

Essa estimativa está entre os inúmeros insights que surgiram nos últimos anos, apontando mudanças drásticas que o mercado e o mundo devem vivenciar nas próximas décadas.

Novas tecnologias, formatos de trabalho, habilidades socioemocionais e modelos de gestão estão entre as principais tendências profissionais para os próximos anos. Ainda que em um momento de tantas incertezas, abraçar a adaptabilidade é essencial para encarar a imprevisibilidade do futuro.

Resiliência é chave para o desenvolvimento de novas habilidades

No que diz respeito ao âmbito profissional, a resiliência é uma habilidade imprescindível na busca pelo autoconhecimento e no desenvolvimento de soft skills importantes. Entre elas, a inteligência emocionalempatiacolaboraçãoresolução de problemas e aprendizado contínuo.

O relatório The Future of Jobs, divulgado em 2020 durante o Fórum Econômico Mundial, apontou as 15 habilidades mais importantes para o profissional adaptável. Ou seja, aquele que sabe transitar com facilidade através das mudanças. Anote elas:

• Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado
  • Pensamento analítico e inovação
  • Criatividade, originalidade e iniciativa
  • Liderança
  • Inteligência Emocional
  • Pensamento crítico
  • Resolução de problemas complexos
  • Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
  • Programação
  • Ser orientado aos serviços para o cliente
  • Raciocínio lógico
  • Experiência do usuário
  • Uso, monitoramento e controle de tecnologias
  • Análise e avaliação de sistemas
  • Persuasão e negociação

Aprender a recalcular a rota e lidar com o imprevisível é fundamental. Além disso, existe um fator ainda mais determinante para quem deseja acompanhar as mudanças e se manter relevante: a atualização.

Investir em novos aprendizados é uma demanda do futuro

Para quem busca ascender na carreira e construir reputação no mercado, adotar uma mentalidade de aprendizado contínuo é essencial. Muito além da atualização, esse conceito é um importante estímulo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

Um levantamento realizado pela Future Dojo, em parceria com a Ace Cortex, apontou que, para os profissionais, fatores como lideranças inspiradoras e possibilidades de aprendizado são mais importantes do que salários e benefícios na hora de escolher a melhor oportunidade de trabalho.

Esse insight é um exemplo de como as prioridades profissionais estão se modificando e transformando os cenários do mercado. Acompanhar esse fluxo é fundamental para quem deseja se manter relevante.

A UNESCO desenvolveu em 1999 quatro pilares essenciais que sustentam a busca pelo aprendizado e fortalecem esse conceito até hoje. São eles:

Aprender a conhecer

Esse pilar busca estimular a curiosidade, o senso crítico e a reflexão no indivíduo. Mais do que aprender a pensar, é preciso aprender a descobrir e capturar novas informações.

Aprender a fazer

Aqui o foco é o trabalho em equipe e a colaboração. É preciso aprender e desenvolver habilidades humanas essenciais para a construção de laços como iniciativa, comunicação e capacidade de resolver conflitos.

Aprender a conviver

Compreender a nós mesmos e ao outro, e estabelecer vínculos sociais e afetivos é o objetivo deste pilar. É preciso aprender a cooperar, trocar experiências e somar conhecimentos em prol do coletivo.

Aprender a ser

Explorar e desenvolver potencialidades como inteligência, sensibilidade, raciocínio, ética e criatividade são o foco desse pilar. Estimular o pensamento autônomo e crítico do indivíduo é fundamental na busca pelo aprendizado.

Torne-se um profissional preparado para os novos cenários

Conectar você a conhecimento de excelência é o nosso compromisso.

Somos o maior ecossistema de educação digital do Brasil, com mais de 120 mil alunos, de todas as regiões, sendo impactados com um conhecimento de qualidade.
Tenha no seu currículo o nome de uma das melhores universidades da América Latina e aprenda com quem é referência nacional e internacional. Conheça os nossos cursos e se matricule na PUCRS Online.