Blog PUCRS Online

Segunda Graduação: Entenda porquê muitos profissionais escolhem esse caminho

Escrito por PUCRS Online | 12 de Janeiro de 2023

O ensino no país vem passando por diversas transformações e os últimos anos têm mostrado um cenário em que profissionais já diplomados, retornam à universidade para uma segunda graduação

Inúmeros motivos podem contribuir para essa escolha, seja mudar de área ou buscar por um novo caminho na profissão. A procura por realização profissional, a insatisfação com a área de atuação ou a necessidade de adquirir novos conhecimentos, também figuram entre as principais razões.

Em muitos casos, ao se deparar com a realidade do setor, algumas pessoas acabam sentindo a necessidade de transicionar de carreira. O fato é que a escolha de uma graduação nem sempre é definitiva e repensar a trajetória tem se tornado uma realidade para muitos profissionais.

Fazer uma segunda graduação amplia seus conhecimentos e possibilita reorganizar o rumo da sua carreira. Por isso, preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender esse processo e, também, se ele é adequado para o momento que você se encontra profissionalmente.

Segunda graduação: O que é?

Conforme o próprio nome sugere, a segunda graduação se refere a ter uma formação em alguma área e atuar em determinada profissão, mas pretender ingressar em outro curso de ensino superior.

Essa nova graduação funciona da mesma forma que a anterior, podendo ser licenciatura, bacharelado ou tecnólogo.

Quem pode fazer?

A única obrigatoriedade é ter concluído a primeira graduação e possuir o seu diploma de formação.

Em quanto tempo consigo concluir minha segunda graduação?

Algumas questões podem interferir na duração de uma segunda graduação. O importante é saber que pode variar de acordo com o curso e com a universidade que você escolher.

Em alguns casos, existe a possibilidade de aproveitar disciplinas, reduzindo esse tempo de duração. Uma dica é conferir a grade curricular do curso e entrar em contato com a instituição para esclarecer qualquer dúvida.

Como saber se essa é a melhor opção?

Seja para seguir em uma área relacionada à profissão que você já exerce ou para mudar o ramo de atuação, não há dúvidas de que uma segunda graduação vai qualificar ainda mais o seu currículo e transformar a sua carreira.

Entre muitos benefícios, separamos três que poderão te inspirar nesse processo de formação. Confira.

Destaque no currículo

Para atingir uma parte maior do mercado, pode ser interessante ter conhecimentos complementares à sua área de atuação e dois diplomas. Por isso, enriquecer o currículo é uma das respostas mais comuns de quem decide retornar a uma universidade.

Mais oportunidades

O mercado está cada vez mais disputado e, com isso, é cada vez mais difícil conseguir oportunidades com apenas o ensino básico ou ensino médio e ainda garantir uma boa remuneração.

Ao fazer uma segunda graduação, você pode ter mais oportunidades de emprego, com melhores cargos e, consequentemente, mais bem remunerados.

Se graduar na área em que você atua

É natural seguir caminhos diferentes aos da sua formação, gerando identificação com outra área. Por isso, algumas pessoas realizam uma segunda graduação, especialmente se não tiver nenhuma relação com a primeira escolha.

Ainda em dúvida? Você também pode gostar deste outro conteúdo para saber os sinais a se considerar para fazer uma segunda graduação

Para quem busca expandir as possibilidades de atuação, a segunda graduação vem sendo considerada um diferencial no currículo. E independente do seu momento profissional, é preciso considerar o tempo que você terá disponível para os estudos.

Uma opção para quem deseja conciliar o trabalho com os estudos é investir em uma graduação online. A modalidade vem expandindo o ensino digital no país, representando mais de 60% dos ingressantes em cursos superiores de graduação em 2021.

Esse dado faz parte do Censo da Educação Superior 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Estude em uma das melhores Universidades do sul do Brasil

A graduação online da PUCRS conecta você aos desafios do futuro do mercado.

São 10 opções de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com duração de até dois anos e meio. Conheça agora o nosso portfólio.