Como acessar a biblioteca?

O acesso à Biblioteca é essencial para a investigação científica. Aprenda como acessá-la no artigo abaixo.

Existem duas formas complementares de acesso à Biblioteca. Você deverá escolher a forma de acesso de acordo com o material que deseja acessar.

  • Forma 1 – E-mail acadêmico

Fora do campus da PUCRS Online, o acesso remoto é utilizado para validação. Por esse meio é possível acessar artigos científicos e outros documentos eletrônicos disponibilizados pela Biblioteca por meio do OMNIS, incluindo o Portal de Periódicos da CAPES.

Para utilizá-lo é necessário configurar previamente o seu navegador web.

Ao acessar o site desejado, a tela abaixo aparecerá:

Usuário biblioteca PUCRS


Nessa tela você deverá inserir seu e-mail acadêmico (@edu.pucrs.br) e a senha do e-mail acadêmico.

Se você tiver problemas com sua senha, pode fazer uma nova no site: trocasenha.pucrs.br

Você pode conferir um tutorial de acesso e sanar dúvidas sobre senha no site da Biblioteca: biblioteca.pucrs.br/use-a-biblioteca/senhas


  • Forma 2 – Matrícula e senha da Biblioteca (4 dígitos)

Para fazer login na ferramenta de busca OMNIS e acessar e-books das plataformas Minha Biblioteca e BV Pearson, será solicitada a matrícula completa (9 dígitos, sem o hífen) e a senha da Biblioteca (4 dígitos)

Ao acessar a plataforma, aparecerá uma tela de login como a da imagem abaixo:

Nessa tela você deverá selecionar sua categoria de acordo com o nível de seu curso, preencher sua matrícula completa (9 dígitos, sem o hífen) e inserir a senha da Biblioteca (4 dígitos). 

O número de matrícula é informado via e-mail no início do curso.

Caso não saiba o número de sua matrícula, solicite pelo e-mail cra.online@pucrs.br.

Esse acesso é o mesmo para outros sistemas da Biblioteca, tais como: renovação web, modelos de normas de documentação ABNT e inscrição em treinamentos.