MBA
MBA em Neurociência, Consumo e Marketing
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As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
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Ética e bioética. Limites éticos de pesquisas aplicadas com técnicas de neuromarketing. Uso de biomarcadores em marketing e aspectos éticos envolvidos. Regulação de pesquisas envolvendo seres humanos.
Diogo Fernando Massmann
Mestre em Ciências Cognitivas pela UNESP, doutor em Neurofilosofia pela PUCRS e membro da AIRES/PUC.
Sérgio Augusto Sardi
Professor PUCRS
Estímulo-organismo-respostas. Aprendizado associativo e respostas condicionadas (clássico e operante). Aprendizagem e memória. Aprendizagem sequencial. Categorização e Aprendizagem por Categoria. Memória: de trabalho, de longa duração, declarativas e não declarativas. Os aspectos emocionais da memória. Esquecimento.
Tim Ash
Um dos maiores especialistas mundiais em marketing digital
Cristiane Regina Guerino Furini
Professora PUCRS
Estudo das potencialidades do cérebro, múltiplas conexões e redes, sob o viés da neurociência. Compreensão das possibilidades e limitações da integração máquina-corpo (ou cérebro-máquina). As tecnologias conectivas, a comunicação, o consumo e o marketing. A conectividade e o empoderamento da nova geração do marketing. Tendências de consumo e o consumidor do futuro.
Jaqueline Weigel
Futurista global, estrategista e especialista em Foresight e Futures Studies, é a única brasileira certificada na área pelo Center of Futures Intelligence and Research.
Cláudia Bromirsky Trindade
Professora PUCRS
Estudo das bases biológicas do comportamento, abordando desde a geração e integração de estímulos nervosos até os componentes neuroquímicos e estruturais do sistema nervoso responsáveis pela percepção sensorial, motivação, emoção e cognição. Análise do processamento consciente e inconsciente de estímulos e seu papel no comportamento.
Pedro Camargo
Mestre em Educação, possui experiência tanto no mercado de trabalho com consultorias quanto na área de educação corporativa.
Elke Bromberg
Professor PUCRS
Etapas do processo de decisão. Fatores de influência do comportamento: psicológicos, pessoais, sociais e culturais. Estímulos de marketing e situacionais. Processo de percepção. Teorias de tomada de decisão (teorema de Bayes Teoria da utilidade esperada, Teoria do prospecto), dilema social e dilema do prisioneiro. Negociação e justiça (jogo do ultimato), julgamento e escolha.
Suzana Herculano-Houzel
Cientista conhecida mundialmente por seus estudos sobre a evolução do cérebro humano
Cláudio Hoffmann Sampaio
Professor PUCRS
Processamento de informação consciente e inconsciente na tomada de decisão. Habilidades do inconsciente versus consciente. Processo de distração, deliberação e intuição durante processo decisório. Carga cognitiva e sobrecarga de informação. Capacidade limitada de processamento da memória de trabalho. Nível de complexidade da decisão. Motivação e metas conscientes e inconscientes.
Álvaro Machado Dias
Neurocientista, pós-doutor e criador da teoria IDD de intuição decisória; a única teoria brasileira com relevância global na área.
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Algoritmos, conceitos, seu funcionamento e usos. Como o cérebro cria algoritmos. Algoritmos como simulação do funcionamento do cérebro. Dados captados a partir da nossa presença e ação no mundo físico e digital. Algoritmos e redes sociais. Algoritmos usados para um marketing mais eficaz. Possibilidades e limites dos algoritmos na esfera do marketing.
Ronaldo Mota
Diretor acadêmico do Instituto de Tecnologia Turing/ITuring e Membro Titular da Academia Brasileira de Educação.
Karen Sica da Cunha
Professora, Consultora de mídias sociais e Mentora de empreendedoras.
Fundamentos do modelo de marketing responsivo e customer centric. Análise da experiência e interação no consumo. A jornada de consumo e sua importância para o marketing. Compreensão das etapas da jornada do cliente.
Fernando Vilela
CMO Rappi no Brasil, responsável pelo time de Marketing e Growth e expansão do aplicativo
Vinicius Sittoni Brasil
Professor PUCRS
Impacto das estratégias de neurociência e neuromarketing na influência e persuasão dos consumidores. Técnicas de influência e persuasão como "pé-na-porta" e "porta-na-cara". Atitude e mudança de atitudes. Atitude e comportamento. mudança de atitude induzida pela mensagem persuasiva. Influência social e de grupo.
Mayte Carvalho
Chief Growth & Strategy Officer na CUBO NYC, uma das mais criativas e renomadas agências de publicidade do mundo.
Valesca Reichelt
Professora PUCRS
Estratégias de nudge. Gatilhos mentais. Teorias da economia comportamental e experimental. O comportamento do consumidor em diferentes situações. Principais heurísticas, vieses cognitivos, ancoragens e iscas. Marcadores somáticos. Efeito prime. Efeito Halo e Horn.
Gustavo Ferreira
Consultor de Marketing e Autor do best seller "Gatilhos Mentais".
Frederike Monika Budiner Mette
Professor PUCRS
Diferença de necessidade e desejo. Consumo como prazer e recompensa/punição. O prazer como uma forma do cérebro de interromper o processo racional. Diferença de prazer e satisfação. Consumo experiencial e material. Efeito da saciedade/saciação e sua relação com a intensidade do prazer. Cinco sentidos.
Carla Tieppo
Uma das maiores especialistas brasileiras em neurociência e aprendizagem
Lélis Balestrin Espartel
Professor PUCRS
Compreensão do processo de pesquisa através das técnicas de neuromarketing. Pesquisa experimental, tipos de design e manipulações. Mensuração de medidas implícitas e explícitas de atitude. Mensuração fisiológicas e biomarcadores. Ferramentas de neurociência aplicada a estudos de marketing e consumo.
Billy Nascimento
Co-fundador da Forebrain e um dos maiores especialistas em Neuromarketing no Brasil.
George do Reis Alba
Professor PUCRS
Processos neurológicos, linguagens e padrões de comportamento. Neurônio espelho. Programação neurolinguística (PNL). Métodos e técnicas de PNL. Objetivos pessoais e desenvolvimento de habilidades. O uso do PNL na área de vendas. Estratégias de precificação e negociação. Linguagem corporal. Spin Selling. BANT.
Lindomar Belem
Empreendedor sistêmico e Sócio diretor da LMB Marketing e Treinamentos em São Paulo
Miriam Mariani Henz
Professora PUCRS
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Atividade cerebral e atenção. Processamento de informação por parte do cérebro. Respostas corporais e cerebrais à publicidade. A força da imagem sobre o cérebro. O texto e como ele desencadeia mecanismos cerebrais. Princípios da publicidade eficaz. Princípio da persuasão e por que ela funciona. Autoridades celebridades e influenciadores digitais como protagonistas do processo persuasivo. Estímulo e resposta. Publicidade racional e emocional.
Marcelo Peruzzo
Palestrante internacional Keynote nas empresas líderes do mercado mundial no Brasil, México, Estados Unidos, Holanda, Portugal e Japão.
Em breve
Professor PUCRS
Gestão de design, design gráfico, identidade visual, avaliação e resposta neurossensorial. Percepção rápida, percepção lenta e reação ao design. Introdução ao design inclusivo. Reflexão sobre as dimensões da diversidade, aspectos culturais e sociais. Discussão de conceitos e técnicas de projeto e avaliação considerando acessibilidade. Estudo de perspectivas e abordagens, tais como: diretrizes e padrões, adaptação da interface do usuário, acessibilidade na nuvem.
Caroline Baldasso
Neurocientista comportamental e pesquisadora na Warren Brasil
Stefan Von Der Heyde Fernandes
Professor PUCRS
A natureza e o papel do afeto no comportamento do consumidor. Consequências comportamentais do afeto. Emoções positivas, negativas e humor. Efeitos de emoção na atenção, memória, preferências e estilo de processamento. Compras planejadas e não planejadas, consumo impulsivo e compulsivo.
Marcelo Benvenuti
Doutor em Psicologia Experimental, professor e pesquisador em Psicologia. Membro eleito do Conselho da Sociedade Brasileira de Psicologia e ex-presidente da Associação Brasileira de Análise do Comportamento e ex Editor da Revista Brasileira de Análise do Comportamento
Fábian Chelkanoff Thier
Professor PUCRS
Levantamento de possíveis temáticas e desenvolvimento de projeto de pesquisa ou de projeto prático dotado de fundamentação teórica, com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Silvia Quintanilha
Pesquisadora, palestrante, professora e orientadora em cursos de pós-graduação e mestrado
Clécio Falcão Araújo
Pós-doutor em Marketing, Consultor e Professor da PUCRS.
O branding na perspectiva do neurobranding. O que é uma marca e qual o poder dela sobre a mente. Articulação de imagem de marca. Como o cérebro escolhe as marcas preferidas e como as descarta. Construção de marca como estratégia do neuromarketing. A estratégias de construção de marcas top of mind. Semiótica das marcas.
André Cruz
Publicitário com especialização em Cinema, criador da Metodologia "Branding + Neurociência + Estratégia" e Autor do livro "Neurobranding".
Conceitos de UX/UI e CX. Desenvolvimento de projetos com ênfase em UX/UI. UX e Storytelling. Gamificação e dinâmicas para aceleração de processos. Experiências de usuário vinculadas com gamificação. Princípios de Inteligência artificial. Chatbots e transatores vocais.
Luciano Lauri Pires
Superintendente de Design para soluções de Cartão de Crédito e Marketplace do Banco Itaú, uma das maiores instituições financeiras da América Latina.
André Fagundes Pase
Jornalista, Doutor em Comunicação e pesquisador (PQ2 CNPq e Fapergs).
Compreensão do processo criativo e as relações entre a criatividade e o cérebro. Estudo do desenvolvimento de ideias e do estímulo à motivação por meio de métodos e técnicas. Futuro da comunicação mercadológica e a criatividade aplicada à propaganda e ao marketing.
Felipe Anghinoni
Cofundador da Perestroika, escola de metodologias criativas
Vinícius Mano
Professor PUCRS
A origem e o conceito de storytelling. Narrativas e suas diferenças na transmídia-storytelling, no branding-storytelling e no business storytelling. Satisfação para além da dimensão racional e de elementos tangíveis. Criação de narrativas empáticas, capazes de encantar e envolver o público. Histórias que criam emoção, conectividade e memória. Exemplos inspiradores. Repertório e valor na construção do storytelling. Consistência e estratégias para um bom storytelling.
Franz Figueroa
Head de UX na Apple Developer Academy em Porto Alegre.
Andréia Denise Mallmann
Professora PUCRS
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