Guia do Curso
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Tomada de decisão baseada em dados. Resultados em comunicação – bases teóricas. Importância do planejamento para assertividade – metas e indicadores associados aos resultados estratégicos. Técnicas de mensuração. Painel de mensuração da reputação. Práticas profissionais para garantir a dimensão estratégica da comunicação organizacional
Professor e Coordenador de curso da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)
Consultora de Reputação e Mestre pela Universidade de Barcelona.
Relacionamentos abalados no contexto interno das organizações. Adoecimento motivado pelo ambiente de trabalho. Perda de sentido e ressignificação das relações laborais. A comunicação interna e a contribuição para o ambiente de trabalho saudável. Métricas de qualidade de vida no trabalho
Jornalista, Escritora e especialista em Produtividade Sustentável.
Professora PUCRS
Ambiência digital como espaço de construção, reconstrução e de riscos para marcas e reputação. Influenciadores e micro influenciadores internos no ambiente das organizações. (In) visibilidades e estratégias usadas para fortalecer, proteger e recuperar reputação no ambiente digital. Diálogo dialógico e metodologias de interação de marcas e organizações no ambiente das redes sociais.
CEO do Instituto Cliente Feliz, Cofundadora do Reclame Aqui e autora do livro Cliente Feliz Dá Lucro.
Professora, Consultora de mídias sociais e Mentora de empreendedoras.
Relacionamento estratégico com instituições representativas e governamentais. Propósitos e causas como posicionamento organizacional. Incidência política e social. Lobby – história, distorções e aplicações. Compromissos com a cidadania. Metodologias e estratégias de relacionamento legítimo com governos e sociedade
Autor, professor e expert em Relações Institucionais e Governamentais, Advocacy e Comunicação.
Professora e Gestora Acadêmica. Doutora em Comunicação Social.
Visão estratégica nas organizações. Sentidos do planejamento estratégico para marca e reputação. Definição de objetivos, metas e estratégias. Construção de indicadores. Olhar para a melhoria contínua. Macroprocessos e estrutura de marca e reputação. Desenvolvimento de pessoas e matriz de capacitação
Consultor de Comunicação Organizacional e Especialista em imagem corporativa, reputação de marcas e ESG
Professora PUCRS
Sociedade em metamorfose como geradora do estado de crise – novo comum. Capitalismo de vigilância e práticas conflitivas no ambiente digital. Riscos e crises e processos decorrentes nas organizações. Gestão – comitê de risco e crise e plano de respostas. O lugar da comunicação na prevenção, contenção e pós-crise.
Professora PUCRS
+
-
A ética na convivência na diversidade. A escuta, a voz e o silêncio – perspectivas comunicacionais da alteridade. Vulnerabilidades e cuidado nas relações no espaço organizacional. A complexa questão da transparência. Empatia e acolhimento nas práticas comunicacionais das organizações. O diálogo no cotidiano organizacional. Metodologias e boas práticas para construções éticas a partir da comunicação
Jornalista, pesquisador e autor de mais de cem artigos em revistas científicas do Brasil e Exterior
Relações-Públicas, Advogada e Mestra em Comunicação Social pela PUCRS.
Os diferentes paradigmas que guiam a pesquisa e as práticas da comunicação organizacional. A história da comunicação organizacional no Brasil. Migração paradigmática: do instrumental para o estratégico – impactos sobre a atuação profissional. Construção do lugar estratégico junto ao processo decisório. Boas práticas nas organizações brasileiras.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na FAMECOS/PUCRS.
Professora e doutora em comunicação social.
Públicos estratégicos para marcas e organizações. Novos vínculos e novos comportamentos – organização descentralizada. A escuta e o diálogo – ouvidorias e outros espaços de interação efetiva. Como se colocar em diálogo com os públicos. As redes de indignação e esperança – diálogo na ambiência digital
Escritor, Professor e Consultor Internacional de Marketing e único brasileiro com a chancela FCIM, mais alta referência de Marketing da União Europeia.
Professor PUCRS
A reputação como ativo intangível estratégico e principal desafio da comunicação organizacional a partir do relacionamento com os públicos estratégicos. Compliance e ESG. Criar, fortalecer, proteger e recuperar como as dimensões da gestão reputacional. Estruturas de governança e processos de gestão do ativo reputacional.
Referência e sólida contribuição para a Reputação e Gestão de Crises na Comunicação Corporativa brasileira
Professora de graduação e pós-graduação, doutora em Comunicação.
O lugar das narrativas no processo de comunicação. Poder das palavras e dos sentidos construídos junto aos interlocutores. As histórias organizacionais como conteúdos relevantes. Ouvir para contar - Metodologias de real storytelling. Como contemplar o dissenso e o contraditório nas narrativas organizacionais em cenários complexos
Professora, editora, escritora e idealizadora do método comunicação e escrita afetuosa
Professor PUCRS
A relação intrínseca entre liderança e comunicação. Competências comunicacionais da liderança. Práticas e vivências do líder que prioriza a comunicação com forma de construir sentido para suas práticas. Desenvolvimento da dimensão comunicacional das lideranças. Métricas de resultado da priorização da comunicação na liderança. Governança e gestão baseadas na comunicação
Uma das autoras mais influentes em ESG no Brasil, professora e diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos
Professora, publicitária e doutora em Comunicação Social.
Cultura organizacional – como é construída e suas principais manifestações e influências sobre comportamento e processos relacionais. Evidências da cultura organizacional. O papel da comunicação na configuração cultural de uma organização. Pessoas e clima organizacional. Formas de intervenção em uma perspectiva de cultura viva e em movimento
Professora e diretora do escritório Rhein-Schirato Consultores Associados
Professora PUCRS
+
-
A metamorfose midiática e seus impactos relacionais. Era digital. A ambiência midiática digital para além da tecnologia. Novos comportamentos sociais na transição tecnológica. A comunicação no ambiente midiático digital. Organizações e marcas diante da lógica digital. Novas demandas relacionais nas organizações: a vida transparente. Inteligência Artificial e o futuro do ambiente midiático digital
Premiada autora, Doutora em Teoria Literária e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP
Professor, doutorando em comunicação, gestor de marketing e consultor.
Organizações como espaço de caos-ordem. O lugar e o sentido da comunicação nas organizações. Distintos paradigmas e perspectivas para compreender a comunicação no ambiente organizacional. Comunicação estratégica como resposta aos desafios complexos. Comunicação e tomada de decisão. Metodologias para práticas comunicacionais complexas
Sociólogo francês, especialista em Ciências da Comunicação, autor de mais de 30 livros
Professora PUCRS
Como o ambiente de vigilância e dissenso atua sobre as marcas e organizações. A opinião pública no ambiente midiático contemporâneo. Estratégias de coabitação das marcas e organizações. A necessidade de ressignificar o entendimento e o lugar da comunicação na gestão das marcas e das organizações. Metodologias possíveis para atuar no contexto social / relacional e econômico para marcas e organizações de diferentes naturezas e portes.
Diretor da Faculdade de Sociologia da Universidade Paul-Valéry, de Montpellier
Doutoranda e Mestra em Comunicação, relações-públicas e empreendedora.
Estratégias de visibilidade e invisibilidade no espaço digital. Narrativas políticas, disputas de sentido e fake News. Desinformação como recurso de manipulação. Novos players na cena midiática e impactos nas organizações. A responsabilidade sobre a alfabetização digital no contexto das organizações. Educação dos públicos prioritários. Metodologias para não-reprodução nas práticas de comunicação organizacional. Organização como espaço de incidência.
Professor, autor e pesquisador na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa
Jornalista, pesquisadora e doutora em Ciências da Comunicação.
A diversidade como constituidora da sociedade e da organização. Origens filosóficas e históricas da exclusão. Colonização e patriarcado. Avanços contemporâneos na perspectiva da alteridade e dos direitos humanos. Desigualdades e diferenças na comunicação: como superar o papel histórico de reforço à exclusão. Raça, etnia, gênero e outros marcadores corporais. Comunicação para inclusão e garantia de direitos nas organizações.
Palestrante, professor da Fundação Dom Cabral, colunista da revista Você SA, Estadão e do Reset, além de membro-fundador do grupo de estudos em diversidade e interculturalidade da ECA/USP.
Professor PUCRS
Características da sociedade contemporânea. Sociedade em rede. Práticas conflitivas e a configuração das redes a partir da indignação e da esperança no ambiente midiático digital. Relações sociais e o indivíduo / sujeito imerso no emaranhado das transformações provocadas pela Sociedade em Metamorfose. As organizações no contexto contemporâneo complexo.
Sociólogo, jornalista, escritor e notório comunicador do Rio Grande do Sul
Professora, doutora em comunicação, pesquisadora e consultora.
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?