Guia do Curso
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PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
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DURAÇÃO DE 12 meses
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As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
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A biblioteca como espaço de saber, reflexões e criação. A literatura: a presença contumaz naprateleira. Os meios digitais. Estudo exemplar de obras filosóficas e literárias.
Filósofa, escritora e formadora de opinião
Professor PUCRS
Panorama das correntes literárias latino-americanas. Obras e autores(as) clássicos(as) da literatura latino-americana. Manifestações artísticas e suas implicações na literatura latino-americana.
Escritor, jornalista e vencedor do Prêmio Jabuti.
Professora PUCRS
Introdução ao filosofar. Contextos e características dos períodos da Filosofia: Antiga, Média, Moderna e Contemporânea. Principais temas, problemas e filósofos de cada período da História da Filosofia.
Doutor em Filosofia pela Universidade de Saint-Andrews, na Escócia, e professor titular aposentado da PUC-Rio.
Doutor e Mestre em Filosofia.
Noções básicas de estética em consonância com a História da Arte ocidental, numa abordagem evolutiva. Conceitos, valores e premissas estéticas na manifestação de cada período artístico. Reflexão sobre o sentido da arte como manifestação do sentido de humanidade.
Historiadora britânica de arte, autora e artista com mais de 150 livros publicados.
Graduado em Letras, mestre e doutor em Literatura. Professor e escritor com foco em Escrita Criativa e Literatura Brasileira.
O conceito de clássico. Imitação e senso-comum: o jogo intertextual na poesia Greco-Latina. A formação do cânone ocidental: origem e permanência. Os clássicos e a História da Literatura: a Antiguidade Greco-Latina; a Idade Média; a Idade Moderna (das origens ao século XVIII).
Sociólogo, jornalista, escritor e notório comunicador do Rio Grande do Sul
Escritor e professor da PUCRS. Doutor em Teoria da Literatura e autor de romances premiados e obras de escrita criativa.
A arte, como um processo de produção simbólica, é um espaço rico para questionamentos acerca da comunicação, do espaço público e da cultura contemporâneas. O objetivo é refletir sobre as manifestações contemporâneas da arte como fenômeno cultural complexo. Compreender o uso que artistas fazem de mídias como a fotografia, o vídeo e as novas tecnologias que possibilitam pensar novos arranjos entre tecnologia e sociedade. Por meio dessas operações, revisitar a relação que mantemos com a própria técnica e propor novas leituras sobre os discursos, as práticas sociais, os jogos de poder e criar condições de possibilidade para a produção de diferença na atualidade.
Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Professor PUCRS
Reflexão sobre a trajetória histórico-cultural da percepção da beleza e da feiura. Representações do belo e do feio na arte, na literatura e na filosofia. Análise cronológica da questão estética.
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - Teoria e Crítica da Narrativa - da Faculdade de Ciências e Letras da (UNESP).
Professor PUCRS
O sentido de “clássico” em Filosofia. Principais filósofos e obras considerados “clássicos” em cada período da História da Filosofia: Antiga, Média, Moderna e Contemporânea. Pistas de leitura de um clássico em Filosofia.
Filósofo da Política e historiador das ideias filosóficas.
Professora PUCRS
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Mudanças culturais, científicas e sociais no século XXI.
Um dos maiores especialistas mundiais em pós-modernidade
Doutor em sociologia pela Sorbonne. Coordenador do Ppgcom/Pucrs.
Introdução à questão da estética sob a perspectiva filosófica ocidental. Conceitos centrais em estética. Reflexão sobre as diferentes abordagens de questões estéticas ao longo da história da filosofia.
Graduado e mestre em Filosofia pela UFMG e doutor nessa disciplina pela Universidade de Kassel (Alemanha - 1990), com estágio pós-doutoral na Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA – 1997).
Doutor em Educação e Mestre em Filosofia. Pesquisador e professor na área da Ética e Direitos Humanos.
Introdução à mitologia. Estudo das narrativas míticas greco-romanas. Análise dos mitos em perspectiva filosófica, antropológica, psicológica e cultural. Compreensão da relação mito e filosofia. Mitologia na atualidade.
Doutor em Filosofia pela USP e pós-doutor em Filosofia pela FAJE, estuda os temas da Religião e Política em Jean-Jacques Rousseau.
Coordenador do Projeto de Pesquisa Mantanologia do Filosofar e Idealizador e fundador das Olimpíadas de Filosofia com Crianças.
A questão do ser humano no contexto de pensamento filosófico ocidental a partir de suas principais abordagens e teorizações. O ser humano como um ser construtor de Literatura, de Artes e de Filosofia. O ser humano como um ser atribuidor de sentido(s) e significado(s). Conceitos, teorias e autores centrais em antropologia filosófica.
PhD em Filosofia, premiado pela maior organização alemã de intercâmbio acadêmico
Doutor em Educação e Mestre em Filosofia. Pesquisador e professor na área da Ética e Direitos Humanos.
A disciplina, ao modo de uma iniciação à Estética, se propõe a investigar, de um modo amplo porém consistente, algumas das características de temas próprios às áreas de Literatura, Artes e Filosofia, bem como a interrelação existente entre elas, a partir da análise de textos contemporâneos que enfatizam suas tangências e mútuas implicações.
Diretor-presidente do instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais e comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008.
Filósofo e psicanalista, pós-doutor pela PUCRS, com doutorado e mestrado em Filosofia, membro da Sigmund Associação.
A partir dos campos contemporâneos da sua produção e criação, examinar a inter-relação entre as artes, a literatura e a filosofia na forma de um circuito gerativo: o que as artes criam por imagens que a filosofia aplica em teorias para aperfeiçoar a compreensão das formas e estruturas da literatura? Como a filosofia propicia na literatura o despertar de explorações formais nas artes? Ou ainda, como a literatura orienta as artes para proporcionar teorias voltadas a afinar a precisão filosófica da ética? A perspectiva explorada nestes diálogos buscará desvendar um alicerce relacional contemporâneo pelo qual trazer à visibilidade os aspectos paradigmáticos que participam da marginalização, da exclusão e da omissão das criações teóricas no presente, como no passado.
Escritor e professor universitário, atua como professor titular da Escola de Humanidades da PUCRS.
Coordenador do Projeto de Pesquisa Mantanologia do Filosofar e Idealizador e fundador das Olimpíadas de Filosofia com Crianças.
Análise de expressões artísticas e filosóficas como manifestação da realidade por meio de leitura e comentário de textos verbais (literário e ensaístico).
Doutor em Teoria Literária pela PUCRS, estreou na literatura com o romance "O beijo na parede" que foi eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores.
Professora PUCRS
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Ética e moral: definições, teorias e sentidos e sua relação com a educação. O ser humano: que(m) é ele? Reflexão sobre os conceitos de ser humano, pós humano e não-humano e suas implicações para a educação. Reflexão acerca dos desafios e perspectivas éticos relacionados à educação e às tecnologias.
Premiada autora, Doutora em Teoria Literária e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP
Coordenador do Projeto de Pesquisa Mantanologia do Filosofar e Idealizador e fundador das Olimpíadas de Filosofia com Crianças.
Práticas e funções da leitura no mundo contemporâneo. Conceitos de clássico, cânone e história da literatura. A leitura atenta e outras práticas de interpretação textual.
Formando em Letras pela UFRGS e doutor pela mesma instituição com a tese "O esplendor da ficção: o “boom” da Literatura Latino-Americana".
Professora da Escola de Humanidades na PUCRS, doutora em Letras-Escrita Criativa (PUCRS) e escritora.
Literatura e Artes mobilizando a Filosofia nas manifestações contemporâneas. Filosofia interligando literatura e artes. Estética contemporânea e tecnologias.
Doutor em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa, vencedor do prêmio BCI de Literatura.
Professora, Doutora em Teoria da Literatura (PUCRS), pesquisadora nas áreas de literatura, infância e africanidades.
Orientações sobre a prática criativa. Construção do ambiente estimulante. Desbloqueio para a escrita. O texto narrativo e o texto poético.
Doutor em Linguística e Letras pela PUCRS e pós-doutorado pela Universidade dos Açores, em Portugal.
Doutor em Letras (2017) e Escrita Criativa (2020). Vencedor do prêmio Minuano (2021) e do Açorianos (2024).
Introdução filosófica aos conceitos fundamentais da lógica. Estudo de falácias. Argumentação filosófica. Raciocínio lógico. Formas de pensar e de argumentar bem.
É editor e membro do corpo editorial de diversas revistas científicas.
Doutor e Mestre em Filosofia. Professor e membro da Comissão Coordenadora da graduação em Relações Internacionais da PUCRS.
Estudos de teorias do texto e do discurso, metodologias e suas aplicações na interpretação de textos.
Doutora em Estudos Literários pela UFRGS, atua nas áreas da Literatura, Psicanálise e Direito, abordando a produção e a análise discursiva.
Professor, pesquisador e Doutor em Letras. É líder do grupo de pesquisa "Discursos em Diálogo".
Orientações sobre o Trabalho de Conclusão de Curso. Ler, refletir e escrever. Como escrever um ensaio. Elementos centrais de um ensaio. Normas da ABNT para a modalidade ensaio.
Filósofo, professor e diretor da Escola de Humanidades da PUCRS.
Professora PUCRS
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