PÓS-GRADUAÇÃO
Moda: comportamento, cultura e tendências
Confira os benefícios e disciplinas do curso PUCRS Online
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 9 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
Confira as disciplinas
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Empresas conscientes e com propósitos. Identificação dos porquês. Transformação de sonhos em negócios e crises em oportunidades. Paixão pelo que se faz. Protagonismo e inovação disruptiva. Inovação em produtos e serviços. Encantamento e experiência do cliente. Capacidade de aprendizagem e adaptação. Construção de uma cultura e uma marca com personalidade.
Gustavo Succi
Embaixador brasileiro do GameChangers 500 e fundador do Mudando o Jogo
Gabriela Cardozo Ferreira
Doutora em Administração, professora e consultora em inovação e ESG.
Entendimento dos aspectos culturais da moda enquanto fenômeno social, econômico e político. Identidade dos sujeitos e pertencimento. Expressão através da moda. Seminários/Estudos de casos.
Gilles Lipovetsky
Filósofo de renome mundial especialista em consumo, ética e comportamento
Juremir Machado da Silva
Doutor em sociologia pela Sorbonne. Coordenador do Ppgcom/Pucrs.
Estudo das tendências ambientais e comportamentais para sua utilização como base para decisões mercadológicas. Fundamentação para a pesquisa de tendências.
Andrea Bisker
Publicitária e mestre em Ciências do Consumidor. Com espírito empreendedor, é especialista em tendências e comportamento do consumidor.
Cláudia Bromirsky Trindade
Professora PUCRS
Constituição do conteúdo como diferencial de marca e a importância da produção de conteúdo qualificado nos diferentes meios de comunicação. Elementos teórico-práticos para a construção de identidades projetadas para cada canal e plataforma. Desenvolvimento de textos, vídeos e imagens para os meios de comunicação. Fashion Journalism. Influenciadores de moda. Seminários/Estudos de casos.
Ana Hernandes
Uma das maiores especialistas brasileiras em tecnologia orientada à inovação na comunicação e no marketing.
Paula Regina Puhl
Doutora em Comunicação e pesquisa Indústria Criativa e Moda.
Reflexão sobre a responsabilidade das marcas de moda frente aos problemas sociais e ambientais. Negócios de moda que nascem a partir de causas. Criação de valor. Propósito de marca como fator de engajamento do consumidor de moda. Princípios ESG e tendências no mercado de moda.
André Carvalhal
Palestrante, autor, consultor e especialista em Design para Sustentabilidade.
Maira Petrini
Professora, Palestrante e Mentora Sustainability| ESG | Impact Business.
Reflexões sobre os caminhos da moda. A pluralidade através da moda. Moda diversa e inclusiva. Moda autoral e local. Perspectivas e possibilidades criativas e estratégicas no campo da moda. O papel transformador da moda e seu impacto na sociedade. Negócios socialmente responsáveis. Fast Fashion e Second hand.
Natasha Soares
Iniciou sua carreira de modelo em 2017 e estreou na temporada 44 do São Paulo Fashion Week.
Camila Garcia Kieling
Professora PUCRS
Compreensão do consumidor de moda. A relação entre consumo e emoção. A era do cliente e a personalização da experiência em moda. Personas e design de jornadas.
Alzira Vasconcelos
CEO da Novo Varejo de Moda, a primeira escola de negócios de moda do país. Através de seus cursos e imersões formou nos últimos anos mais de 7.000 empresários.
Kim Gesswein Silva
Professor PUCRS
+
-
O que são ecossistemas de inovação. Os componentes e a organização dos ambientes de inovação e empreendedorismo. Cooperação universidade, empresa e governo. Relação entre inovação, ciência e tecnologia. Centros de competência e excelência. Incubadoras e o fomento ao empreendedorismo. Parques tecnológicos e núcleos de inovação tecnológica.
Jorge Luis Nicolas Audy
Especialista em Agile Coach e Scrum Master
Gabriela Cardozo Ferreira
Doutora em Administração, professora e consultora em inovação e ESG.
Fundamentação do mercado de moda e da construção de marcas neste contexto. O gerenciamento e a comunicação de marcas de moda. Processos de ativação de marca e brand experience. Decisões estratégicas e criativas no mercado da moda. Noções de empreendedorismo em moda. Discussão de marcas e lovemarks.
Valeska Nakad
Diretora de projetos da Empresa Retail to Engage e consultora de negócios nas áreas de Design Estratégico e Branding.
Compreensão das novas tecnologias aplicadas ao mercado da moda. Tecnologias vestíveis. Perspectivas de avanços tecnológicos e aplicabilidade no setor da moda. Apropriação de recursos tecnológicos para gerar experiências – RV e RA. Personalização de experiências customizadas em moda. Seminários/Estudos de casos.
Lucas Leão
Criador com forte embasamento na construção de vestuário, já participou da semana da moda de Milão e expôs sua coleção para a Vogue Itália.
Eduardo Campos Pellanda
Doutor em comunicação, professor da PUCRS.
Intersecção da moda com outros contextos. Presença da moda no universo dos jogos. Oportunidades mercadológicas.
Rodrigo Terra
Pós-graduado em Administração, professor e pesquisador. É co-fundador da ARVORE Immersive Experiences e presidente da ABRAGAMES.
André Fagundes Pase
Jornalista, Doutor em Comunicação e pesquisador (PQ2 CNPq e Fapergs).
Entendimento das possiblidades do Metaverso para negócios e experiências de moda. Influência das marcas de moda neste contexto. Inciativas imersivas inovadoras. Integração entre mundo físico e mundo virtual. O Metaverso na jornada de conexões sociais. Avatares personalizáveis. Avatares como representantes de marcas de moda.
Cairê Moreira
Consultor de inovação 3D da Lojas Renner, contemplado na edição de 2020 da lista Forbes Under 30.
Roberto Tietzmann
Professor PUCRS
Compreensão do e-commerce como plataforma de negócios, relacionamentos e experiências entre consumidores e marcas. Mapeamento dos diferentes pontos de contato e acompanhamento da jornada do cliente. Estratégias diferenciais aplicadas na experiência de compra online. Desafios de marketplaces. Modelos de e-commerces de moda, lojas híbridas, produtos virtuais. E-commerce interativo, experiências microdigitais e gamificação. Segurança no ambiente de compras online. Estratégias de recommerce. Suporte humanizado e empático. Criatividade e geração de ideias em moda, abordando indústria criativa, novos modelos de negócios e produtos/serviços inovadores.
Luanna Toniolo
Co-fundadora e CEO da TROC, plataforma de moda circular que, recentemente, se tornou parte do Grupo Arezzo&Co.
Vinicius Mano
Professor, doutor em comunicação e diretor criativo.
Estudo da convergência de todos os canais utilizados por uma empresa de moda, para gerar integração em lojas físicas, virtuais e as necessidades e expectativas de consumidores. Multichannel e omnichannel. Reconhecimento dos diferentes pontos de contato de uma marca de moda e presença na jornada do cliente. Estratégias omnicanal para ampliação de experiências coesas de moda em pontos de contato digitais e físicos.
Amanda Brito
Idealizadora da marca Amey, graduada em Administração e Gestão de Projetos pela FESP e Gestão de Marketing pela UNICURITIBA.
Enéias Brum Dias
Professor PUCRS
Investigação sobre o consumo e o mercado de moda. Introdução às estratégias de marketing na moda. Análise de concorrência. Marketing de conteúdo. Marketing de relacionamento. Marketing de influência. Pesquisa e controle em marcas e mercado. Métricas, mensuração e monitoramento de resultados. Possibilidades de monetização.
Andrea Klemm
Jornalista com 20 anos de experiência nas áreas de Marketing, Comunicação e Branding no setor de moda e varejo.
Tiago Luis Rigo
Professor, doutorando em comunicação, gestor de marketing e consultor.
+
-
Experimentação de identificação de tendências em moda. Aprofundamento de saberes por meio de exercício de pesquisa sobre tendências ambientais e comportamentais relacionadas à empresa do mercado de moda e/ou cenário.
Paulo Escrivano
Cientista do consumo, pós graduado em Consumer Insights e pesquisa de mercado pela ESPM.
Cláudia Bromirsky Trindade
Professora PUCRS
Planejamento de comunicação e construção da relevância no discurso das marcas de moda. Moda, conceito de imagem, direcionamento visual e consumo. Styling e criação de imagem de marca de moda. Editoriais, campanhas e lookbooks.
Larissa Cunegundes
Colunista da Glamour Brasil e criadora de conteúdo formada em Jornalismo pelo Instituto de Educação Superior de Brasília.
Renata Stoduto
Professora PUCRS
Construção de histórias e o storytelling como formas de envolvimento. Apresentação do conceito de storytelling e narrativas transmidiáticas (Transmidia-storytelling, Branding-storytelling e Business-storytelling).
Juliana Ferraz
Sócia Diretora de Novos Negócios e Relações Publicas na Holding Clube e referência nacional em networking.
Compreensão da influência no meio digital. O papel do influenciador de uma marca de moda. Reconhecimento da influência consciente e da produção de conteúdo responsável. Reputação e imagem de marca de moda.
Lelê Martins
Produtora de conteúdo para as redes sociais, modelo e palestrante.
João Nercimar Scalvenzi Finamor
Professor, Pós-graduado em Marketing e Mestre em Design pela UFRGS.
Alternativas para elaboração do trabalho de conclusão de Curso (projetos em moda). Processo de orientação para preparação do projeto final. Oficina de projetos e metodologias.
Em breve
Cláudia Bromirsky Trindade
Professora PUCRS
Formatos variados de produção de conteúdo. Apresentação do cenário da cultura digital, os conceitos de redes sociais e mídias digitais. Planejamento estratégico de comunicação para redes sociais e mídias digitais – visão, estratégia, propósito, orientação e adaptação.
Catharina Dieterich
Co-fundadora do Steal The Look e do Push, onde esteve à frente do conteúdo por nove anos, hoje assume a direção de conteúdo da Out of Office.
Karen Sica da Cunha
Professora, Consultora de mídias sociais e Mentora de empreendedoras.
Caracterização e fundamentos da linguagem audiovisual para diferentes meios. Estudo dos conceitos, da linguagem e da técnica fotográfica para promoção de moda. Elementos da produção de fashion film.
Pedro Zimmermann
Diretor e roteirista com vasto repertório em longas, séries e curtas-metragens produzidos para o cinema e televisão.
Aletéia Patricia de Almeida Selonk Paes
Professora PUCRS
Cronograma de Aulas
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
CRONOGRAMAComo funciona?
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?
ENTENDA AQUI