Guia do Curso
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Estudo teórico sobre a importância das relações no contexto escolar. Estudo sobre a pedagogia da diferença, sobre a alteridade do Outro, e as implicações disso para a formação do caráter de indivíduos. Análise crítica da relação professor-estudante.
Doutor em Educação pela USP e especialista em planejamento escolar
Professor PUCRS
Discussão crítica dois fenômenos recentes conectados à internet: o cyberbulling e a adição. Formas de diagnósticos e intervenções nesses contextos.
Professora PUCRS
Estudo de diferentes perspectivas históricas e societárias e como essas impactaram em nosso entendimento da infância. Análise crítica da sociedade atual e de nosso entendimento de desenvolvimento infantil. Introdução ao projeto ‘Cidade das Crianças’.
Educador italiano, defensor da participação social da infância na discussão pública sobre futuro das cidades
Psicólogo e Mestre em Psicologia Social e da Personalidade. Doutor em Psicologia.
Introdução ao estudo de políticas públicas. Impactos das políticas públicas no desenvolvimento e aprendizagem infantil. Análise crítica da interseção entre os campos da saúde e educação neste contexto.
Diretor de Formação Docente do Ministério da Educação (2020-2023) e Pesquisador Associado-Cátedra Unesco Brasil.
Doutor e Mestre em Psicologia Social e Institucional. Responsável por projetos de inclusão e sensibilização para questões de diversidade.
Estudo sobre situações de violência no contexto escolar. Diagnóstico e intervenção. Estudo sobre a aplicação específica de diferentes métodos de resolução de conflito nas escolas.
Coordenador Geral de Formação de Professores, Ministério da Educação.
Professora PUCRS
Problematização dos modelos médicos e sociais de inclusão no contexto escolar. Reflexão crítica sobre entendimentos de inclusão, integração, e exclusão. Implicação de processos inclusivos para a aprendizagem.
Doutora em Educação, psicóloga e pesquisadora da UFSC, com foco em Políticas Públicas e Inclusivas, atua também como professora e líder de grupo de pesquisa.
Doutora e Mestre em Educação. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurocognição e Aprendizagem.
+
-
Estudo sobre o desenvolvimento do cérebro a partir de uma abordagem da neurociência. Funcionamentos e particularidades do cérebro adolescente.
Neuropsicologista, especialista em Neurociência do Desenvolvimento
Doutor e Mestre em Psicologia, especializado em Cognição Humana. Atua como pesquisador em Psicologia e Neurociência.
Introdução às teorias da emoção com ênfase na compreensão da história evolutiva das emoções, na teoria sobre expressões faciais emocionais, e nas relações entre emoção, cognição e comportamento.
PhD em Psicobiologia, avaliador do Banco Nacional do Sinaes (BASis) do INEP/MEC
Pós-Doutorado na Goldsmiths College (Londres), Doutorado e Mestrado pela UFRGS e Graduação em Psicologia na PUCRS.
Análise crítica das perspectivas teóricas de desenvolvimento moral propostas por Lawrence Kohlberg e Carol Gilligan. A importância do contexto escolar e das relações professor-aluno para o desenvolvimento moral de indivíduos.
Biólogo, Mestre em Neurociência e Comportamento, Dr. em Psicobiologia, Esp. em Neuropsicopedagogia Clínica
Docente e pesquisadora da PUCRS, psicóloga, coordena Laboratório das Infâncias e Observatório sobre Violência Escolar.
A teoria e perspectiva da psicologia positiva e suas possíveis implicações para o contexto escolar. A importância do bem- estar de professores e alunos para um bom ambiente motivador de aprendizagem.
Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva (NEPP), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRGS.
Considerado o pai da Psicologia Positiva.
Mestre e Doutor em Psicologia. Foi um dos primeiros pesquisadores no Brasil sobre bem-estar psicológico.
Estudo crítico sobre a teoria do apego, de John Bowlby e Allan N Shore. A Compreensão do desenvolvimento do apego em contextos de trauma, negligência e abuso com referência ao desenvolvimento do cérebro e suas implicações para vínculos futuros.
Doutora em Psicologia pela UERJ , atua como psicóloga e professora na Universidade da Força Aérea.
Doutora em Psicologia, Professora do PPG em Psicologia PUCRS.
Estudo dos precursores cognitivos, neurobiológicos e sociais da empatia. Compreensão da trajetória desenvolvimental da empatia. Entendimento do papel do ambiente social na potencialização das relações empáticas.
Professor e um dos maiores estudiosos sobre Empatia
Professor PUCRS
As interfaces entre gênero e orientação sexual, e o contexto escolar. Discussão crítica de temáticas como equidade de gênero, liberdade sexual e construção de masculinidades.
Professor dos PPGs Psicologia, Medicina e Ciências Sociais da PUCRS.
Estudo da história da humanidade. Compreensão das bases evolucionistas e desafios atuais da humanidade. Introdução às bases evolucionistas das funções mentais.
Psicólogo e doutor pela UAB. Professor da UFRGS e pesquisador em direitos humanos, diversidade e inclusão social.
Professora, Analista em Ciência e Tecnologia, Mestre em Educação.
+
-
Estudo sobre a importância, oportunidade e desafios, do uso de tecnologia como ferramenta mediadora nos processos de aprendizagem. Discussões do possível impacto da tecnologia para o desenvolvimento infantil.
Fundador da Global Future Education e criador do termo “Nativos Digitais”
Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada. Professora Permanente do Pós-Graduação em Educação na PUCRS.
Introdução ao estudo e apreciação crítica do impacto de experiências traumáticas precoces para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Discussões a respeito de diagnóstico e intervenção.
Psicólogo e doutor em Educação
Professora PUCRS
Discussão crítica do desenvolvimento da linguagem em seres humanos e a aquisição de capacidades linguísticas em crianças na perspectiva cognitivista.
Pesquisadora em Psicologia e Fonoaudiologia, com experiência em distúrbios da comunicação e desenvolvimento humano.
Professora, Dra. em Letras - Linguística, Pesquisadora do CNPq.
A importância da memória para o desenvolvimento e aprendizagem. Apresentação crítica sobre a importância da ‘memória de trabalho’ e como ela auxilia a formação de significados e a compreensão da realidade.
Neuroeducador e autor best-seller, atua como professor, pesquisador e consultor internacional em técnicas de estudo e memorização.
Doutor e Mestre em Psicologia, especializado em Cognição Humana. Atua como pesquisador em Psicologia e Neurociência.
Discussão crítica sobre a teoria de processos rápidos e lentos de pensamento, seus impactos para a educação e suas possibilidades no desenvolvimento e aprimoramento desses processos.
Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) e professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mestre e Doutor em Psicologia. Foi um dos primeiros pesquisadores no Brasil sobre bem-estar psicológico.
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?