Guia do Curso
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 9 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Abordagem da questão da antropologia filosófica na contemporaneidade, a partir de interfaces com outros saberes e tradições. Os desafios socioantropológicos da compreensão de ser humano na contemporaneidade. Construções culturais sobre corpo e sexualidade. Humanismo, pós-humanismo e transumanismo. A questão contemporânea da dignidade humana.
PhD em Filosofia, premiado pela maior organização alemã de intercâmbio acadêmico
Pesquisador e professor na área da Ética e Direitos Humanos.
Reflexões sobre a importância da análise institucional no campo da educação. Estudo de diferentes ações decorrentes do diálogo entre os saberes da Psicologia Institucional e da Psicologia Escolar.
Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) e professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Professor PUCRS
Interface da Psicologia e da Educação relacionada aos Direitos Humanos e de Cidadania. O diálogo entre a formação e a prática nessa construção cultural. Reflexões sobre temas da Educação e suas relações. Ensino a distância, educação domiciliar e suas perspectivas para a sociedade em diferentes contextos.
Filósofa, professora e grande ativista pelos direitos dos negros e das mulheres
Professora PUCRS
Problematização sobre as demandas da escola no tempo e o lugar da Psicologia. Possibilidades de criação, educação e socialização no contexto coletivo.
Michael W. Apple é um professor e estudioso especializado em Educação, Política Cultural, Pesquisa, Ensino Crítico e Desenvolvimento de Escolas Democráticas.
Professora PUCRS
Considerações sobre a Psicologia das emergências, desastres e suas interfaces com a educação. A atuação da Psicologia nos contextos traumáticos que atravessam as comunidades escolares.
Psicóloga, coordenadora de pesquisa na FIOCRUZ e membro da organização Médicos Sem Fronteiras
Professora PUCRS
Fundamentos da Gestão dos Processos e dos Projetos Educacionais. Desafios da Gestão da Educação na Perspectiva da Psicologia Escolar Crítica. Problematização acerca da mediação entre os sistemas comunitários.
Doutor em Educação pela USP e especialista em planejamento escolar
Professora PUCRS
+
-
Introdução ao estudo e apreciação crítica do impacto de experiências traumáticas precoces para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Discussões a respeito de diagnóstico e intervenção.
Psicólogo e doutor em Educação
Professora PUCRS
Problematização sobre o campo da educação. Reflexão crítica sobre a função da escola e do papel da comunidade escolar e sobre os sujeitos dos processos educativos.
Coordenador Geral de Formação de Professores, Ministério da Educação.
Professora PUCRS
Problematização sobre a evolução no campo dos estudos curriculares nas instituições educativas. Análise sobre a influência das teorias do currículo no Brasil. Discussão acerca de programas e projetos que marcam a educação brasileira.
Licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Foi professor da Educação Básica e coordenador pedagógico em Escolas da Educação Fundamental e Média.
Professor PUCRS
Reflexão sobre a construção do pensamento educacional de Paulo Freire no Brasil e no mundo. O legado de Paulo Freire na Educação. Contribuições teóricas e articulações com a Psicologia Escolar Crítica.
Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas, professora universitária e pesquisadora da Faculdade de Educação da Unicamp há 24 anos.
Professora PUCRS
Fundamentos teórico-políticos e paradigmas da atuação. Contribuições para a construção de políticas públicas no âmbito da educação e da saúde mental. Alcances e limites da regulamentação da lei que dispõe da obrigatoriedade da Psicologia Escolar na educação básica.
Psicólogo, mestre e doutor em Educação pela UFC e pós-doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP.
Professora PUCRS
+
-
Estudo sobre diferentes formas de aprendizagem. Compreensão dos processos mentais e suas funções com foco nas diferentes formas de aprendizagem do sujeito. Análise de fatores intervenientes nos processos de aprendizagem.
Cientista conhecida mundialmente por seus estudos sobre a evolução do cérebro humano
Professora PUCRS
Reflexões sobre o contexto escolar como campo de diferentes formas de violências. Estratégias para acolhimento, prevenção e promoção de saúde mental através da interface entre Psicologia e Educação.
Palestrante em várias edições do TEDx, é fundadora do Instituto Tiê e mediadora de conflitos especialista em Comunicação Não Violenta.
Professora PUCRS
Estudo acerca das modalidades de aprendizagem. Análise e conceituação das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem. Estudo dos conceitos ligados aos processos de aprendizagem e seus fatores intervenientes.
Neuropsicologista, especialista em Neurociência do Desenvolvimento
Professora universitária, Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia.
Reflexões sobre a importância do olhar para o começo da vida. Análise da educação infantil como espaço protetivo do desenvolvimento na primeira infância. Discussão sobre o papel da Creche para os Bebês e suas famílias.
Especialista em Psiquiatria pela Fundação Universitária Mário Martins (FUMM) e pós-doutor em Psicologia pela Universidade de Paris.
Professora PUCRS
Reflexões sobre as juventudes contemporâneas. Análise da influência dos fatores socioculturais sobre a construção da identidade e na qualidade das interações na escola.
Licenciado em Pedagogia e Filosofia, possui pós-doutorado no Institute of Education da Universidade de Londres e no Michel Foucault Centre da Sorbonne em Paris.
Professora PUCRS
Problematização acerca do adoecimento no trabalho em educação. O homeoffice e as novas formas de subjetivação da educação (cada vez mais) remota. A síndrome de Burnout como produto de uma certa servidão.
Psicanalista e Analista Membro de Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano.
Professor PUCRS
Reflexões sobre a natureza das relações família-escola e a mediação da Psicologia Escolar. Família: conflitos e espaços para a qualidade da interação com os filhos. Escola: considerações sobre a diversidade na tarefa de educar coletivos.
Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Autónoma de Madrid, é terapeuta de família e casal, professora e pesquisadora.
Professora PUCRS
A escola como expressão de reconhecimento da diversidade humana. A função pedagógica do olhar com e para o outro. Problematização acerca da diferença e da experiência como preditora de uma socialização efetiva.
Doutora em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia e consultora em Políticas Públicas.
Professora PUCRS
Estudo sobre as concepções de Capacitismo no Brasil e a relação destas com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (PCD). Implicações da não efetividade do processo de educação inclusiva para o indivíduo e para a sociedade, na Perspectiva da Psicologia Histórico-cultural.
Doutor em Educação e psicólogo na Secretaria Municipal de Educação e coordenador do polo UAB Esteio (CAPES/MEC).
Professora PUCRS
Caracterização da Queixa Escolar e do processo de Medicalização da Educação na sociedade mundial. TDAH, TEA, TOD: considerações sobre as siglas popularmente encaminhadas à avaliação psicológicas pela escola. O cuidado à avaliação psicológica contextual: desafios às conclusões diagnósticas.
Coordenadora e Idealizadora do Serviço de Orientação à Queixa Escolar da USP.
Professora PUCRS
Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.
Professora PUCRS
Professora PUCRS
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?