Guia do Curso
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PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
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DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
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Diferentes concepções de carreira ao longo do tempo, modelos contemporâneos de carreira, suas potencialidades e limitações, protagonismo de carreira: papel dos indivíduos e organizações na sua promoção, propósito na vida e no trabalho, sucesso e satisfação na carreira.
Especialista em gestão de desastres, mestre em Engenharia Geotécnica e CEO cofundador da HUMUS e SAVEUS.
Professora PUCRS
Bases teóricas da relação saúde mental e trabalho. Estudo dos riscos psicossociais do trabalho. Relações entre trabalho, saúde/doença e estratégias de mediação do sofrimento e adoecimento.
Doutor em Psicologia Social, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional.
Psicóloga do Trabalho com produção e atuação em Saúde do Trabalhador.
Entendimento e análise crítica sobre saúde do trabalhador, em sua relação com o engajamento no trabalho. Indicadores de adoecimento em saúde mental no ambiente de trabalho. Relação entre trabalho e saúde mental, e os aspectos implicados em bem-estar, qualidade de vida e performance.
Diretora de Pessoas e Performance, especialista em Estratégias e Processos de RH
Professor PUCRS
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Contextualização das práticas de atração, seleção e onboarding. Técnicas para atração e seleção de pessoas. Integração e socialização do novo colaborador e o processo de onboarding nas diferentes modalidades de trabalho (presencial, remoto ou híbrido).
Sócio da Evermonte, especialista em Recrutamento Executivo e estratégias de People Analytics
Professora PUCRS
Conceitos e técnicas associados ao gerenciamento de projetos utilizados na gestão empresarial. Teoria e prática dos métodos ágeis, voltados para o gerenciamento de projetos; ferramentas e técnicas que suportam o conceito ágil, debatendo as suas tendências.
Fundador da Agile Business Owner Academy, sócio-fundador e CEO da SURYA e pioneiro na adoção de Métodos Ágeis no Brasil
Professora, Doutora em Ciências da Computação, gestora de projetos.
Reflexões sobre a gestão de marca e posicionamento a partir das relações das identidades-imagens- reputação de lideranças como estratégia organizacional prática e discursiva. Análise de práticas atuais e tendências relacionadas ao employer branding como vantagem competitiva sustentável e gerador de valor econômico e valor simbólico. Discussão sobre os aspectos emocionais e de identificação entre a marca da organização e marca pessoal.
Referência máxima em Personal Branding no Brasil, autor, professor e palestrante.
Professor, doutorando em comunicação, gestor de marketing e consultor.
Estudo do Empreendedorismo e Intraempreendedorismo orientado para Inovação sustentável. Compreensão da natureza da inovação e das capacidades de empreendedorismo e o papel das partes interessadas críticas de Ecossistemas. Experimentação de ferramentas e práticas reais de Empreendedorismo e Inovação. Análise das Competências Empreendedoras com direcionamento estratégico.
Palestrante, Especialista em Cooperativismo, Consultor e Professor de Pós-graduação
Professora PUCRS
Estudo dos avanços em analytics e preditivos desfechos organizacionais no aprimoramento da gestão de pessoas. Análise da área de people analytics e modelos baseados em dados para gestão de recursos e demandas do trabalho, assim como a predição de desempenho e performance. Discussão dos principais indicadores (features) modelos preditivos e cases de uso da gestão baseada em dados na formulação de estratégias de gestão de pessoas.
Especialista na área de Gestão de Pessoas com sólida trajetória em empresas de Tecnologia e Inovação
Professor PUCRS
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Conceito de cultura e clima organizacional. Elementos da cultura organizacional. Cultura e comportamento organizacional e o papel das lideranças. DNA da organização e o processo de mudança cultural. Diferentes tipos de culturas organizacionais. A cultura de empresas familiares.
Conselheiro e ex-CEO do Great Place to Work Brasil.
Psicóloga, especialista em Dinâmica dos Grupos, docente da PUCRS.
Os conflitos de interesse. Modelo Harvard. Conceito, origem e tipos de crise. Gestão e prevenção de crises. O processo decisório. Fatores que influenciam na tomada de decisão. Erros e vieses mais comuns.
Psicóloga, coordenadora de pesquisa na FIOCRUZ e membro da organização Médicos Sem Fronteiras
Professor, Consultor, Mestre em Administração, Doutor em Psicologia.
Estudo da dinâmica dos grupos sociais, que necessitam de uma estrutura para funcionar e permanecer coeso, tais como a liderança, qualidade de relacionamentos, processos, normas e a cultura. Compreensão do processo grupal, a distinção entre papéis sociais e papéis psicológicos, e o grau de influência que a liderança exerce sobre o grupo e seus integrantes.
Mestre em Psicologia, autor de best-sellers, consultor na TV Globo e colunista da CNB. Possui mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais.
Professora PUCRS
Análise do processo evolutivo da área de RH no Brasil, o estado atual da área de RH com o Modelo de Gestão em HRBP e o papel do Business Partner ancorado nos fundamentos do campo de conhecimento da Consultoria.
Vice-presidente de Gente e Gestão da Neoway, gigante na área de Dados e IA. Tem mais de 20 anos de experiência na gestão de pessoas de grandes empresas.
Professora PUCRS
Estudo das complexidades sociais no Brasil e adequação de leis trabalhistas. Análise da influência que a legislação trabalhista exerce sobre as relações de trabalho. Conceitos estruturantes e temas atuais atinentes a legislação trabalhista e às relações de trabalho. Reforma na previdência e os impactos nas empresas e trabalhadores e as modalidades de contratos de trabalho; as novas relações de trabalho, como a terceirização, fenômeno ainda em evolução; as modalidades do término do contrato de trabalho e formas tradicionais e modernas de remuneração.
Doutor em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela USP e juiz do trabalho, atuando como titular na 9ª Vara do Trabalho de Salvador, desde 1995.
Professor PUCRS
O trabalho no mundo digital. As diferentes configurações de trabalho: híbrido, remoto e presencial. As práticas e desafios da gestão de pessoas nas distintas modalidades de trabalho. Cultura organizacional e o papel da liderança. Equipes remotas: comunicação e engajamento. Características, desafios e possibilidades do trabalho home office.
Claudia Vergara é Mestre em Psicologia e Saúde pela UFCSPA, especialista em RH e Marketing com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV e pesquisadora
Psicóloga, especialista em Dinâmica dos Grupos, docente da PUCRS.
Estudo da teoria e de estratégias de inclusão social nas organizações a partir da noção de direitos humanos, interseccionalidade e de marcadores sociais (gênero, raça/etnia, território, classe e sexualidade). Apresentação de modelos e políticas para inclusão da diversidade no contexto organizacional.
Líder da ThoughtWorks na América Latina, advogada e mentora do Women in Law Mentoring Brasil
Professor PUCRS
Conhecimento Organizacional. Aprendizagem Organizacional e Organização de Aprendizagem. Fundamentos conceituais e teóricos da gestão do conhecimento organizacional. Modelos de gestão do conhecimento organizacional. Gestão do conhecimento e sua ação para a melhoria do desempenho organizacional. Fundamentos de um sistema de gestão do conhecimento organizacional. Práticas de gestão do conhecimento. Norma ISO 30.401:2018 – Requisitos de um sistema de gestão do conhecimento. Elementos teóricos, componentes, modelos conceituais e práticas de Inteligência Organizacional.
Professor Sênior do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina e CEO do Instituto STEL.
Professor PUCRS
Discussões sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo relacionado ao desenvolvimento pessoal e profissional. Estudo e tendências da educação coorporativa, com foco nas questões de desenvolvimento pessoal e profissional. Upskilling e reskilling. Caracterização de metodologias ativas, como Problem-Based Learning e Project-Based Learning.
CEO da LEADedu, referência e promotor da Educação Corporativa no Brasil.
Professora, doutora em Educação, consultora em desenvolvimento humano.
Conceitos, objetivos e análise de cenário atual. Gestão de Cargos e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Cargos, salários e remuneração estratégica. Organização do trabalho. Movimentação estratégica de pessoas. Avaliação de cargos e competências.
Mestre em Economia com 20 anos de experiência em áreas como auditoria, controladoria, tecnologia e recursos humanos
Administrador (PUCRS), Professor (PUCRS) e Especialização RH (FDRH).
Gestão das constantes mudanças neste mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo que vivemos. Compreensão de comportamentos, motivações e resistências das pessoas nestes cenários. As práticas de comunicação tanto no nível estratégico como no âmbito dos colaboradores.
Administrador, Professor e Especialista em Varejo e Comportamento do Consumidor
Professora PUCRS
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