Guia do Curso
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Estudo do Modelo Cognitivo-Comportamental do Transtorno de Ansiedade Social e do Transtorno de Ansiedade Generalizada. Caracterização do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento do Transtorno de Ansiedade Social e do Transtorno de Ansiedade Generalizada.
PhD em Terapia Cognitivo-Comportamental e uma das maiores autoridades mundiais na área
Professor PUCRS
Estudo de modelos cognitivo-comportamentais para o entendimento e tratamento dos transtornos da personalidade, com ênfase no modelo da Terapia do Esquema. Caracterização da avaliação, elaboração de plano de tratamento e principais intervenções usadas com esta população.
Especialista em Transtorno de Personalidade Narcisista e fundadora do Centro de Terapia Cognitiva de Nova Jersey, nos Estados Unidos
Professora PUCRS
Estudo do Modelo Cognitivo-Comportamental dos transtornos relacionados a traumas, tais como o Transtorno de Estresse Agudo, Transtorno de Estresse Pós-Traumático e Transtorno de Estresse Pós-Traumático Complexo. Caracterização da avaliação, do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento dos transtornos relacionados a traumas.
Um dos maiores pesquisadores em Psicologia do Brasil
Professora PUCRS
Estudo do modelo Cognitivo-Comportamental dos transtornos relacionados ao uso de substâncias. Caracterização do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no processo de mudança de estágios motivacionais, no enfrentamento da abstinência e da prevenção à recaída nos transtornos relacionados ao uso de substâncias.
Doutora em Psicologia com ênfase em Terapias Cognitivas e Comportamentos Dependentes
Professora PUCRS
Estudo do Modelo Cognitivo-Comportamental das Fobias Específicas, do Transtorno de Pânico e da Agorafobia. Caracterização da avaliação, do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento das Fobias Específicas, do Transtorno de Pânico e da Agorafobia.
Um dos maiores pesquisadores sobre TOC no mundo
Professor PUCRS
Avaliação e tratamento cognitivo-comportamental dos principais transtornos do humor, tais como transtorno depressivo maior e transtorno bipolar.
PhD em Terapia Cognitiva da Depressão e uma das maiores referências mundiais na área
Professor PUCRS
Estudo dos principais modelos cognitivo-comportamentais dos transtornos alimentares e do emagrecimento. Caracterização da avaliação, do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas para atingir o emagrecimento e para tratar transtornos alimentares como a Bulimia Nervosa e a Anorexia Nervosa
Psiquiatra acadêmica e clínica australiana, premiada pelo trabalho nas áreas de transtornos alimentares e problemas de saúde mental dos jovens.
Psicóloga Clínica com especialização em Comportamento Alimentar.
Estudo do modelo cognitivo-Comportamental do Transtorno Obsessivo Compulsivo e dos transtornos relacionados. Caracterização do plano de tratamento e técnicas mais utilizadas no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo e dos transtornos relacionados.
Doutora e Mestre em Ciências Médicas, Psicóloga com ampla experiência em Psicologia Clínica e sócia fundadora do aplicativo Thrive.
Professora PUCRS
+
-
Apresentação das interfaces entre a psicologia positiva e as terapias cognitivo-comportamentais. Estudo dos princípios teóricos da psicologia positiva, bem como algumas de suas principais ferramentas e como elas podem ser integradas em modelos de terapias cognitivo-comportamentais.
Psicóloga holandesa, autora de mais de 50 livros na área
Considerado o pai da Psicologia Positiva.
Professor PUCRS
Estudo do modelo da Terapia Comportamental Dialética. Principais conceitos do modelo, conceitualização de caso, plano de tratamento e intervenções utilizadas
Vencedora do prêmio R.O. Jones por sua pesquisa sobre o uso de DBT com transtorno bipolar.
Psicólogo, Mestre. Especialista em TCC e Treinamento intensivo em TCD.
Estudo da Terapia de Aceitação e Compromisso. Caracterização dos princípios teóricos, conceitualização de caso e principais intervenções e indicações.
Doutor em Psicologia e Psicólogo Clínico
Professor PUCRS
Estudo da prática clínica das terapias cognitivo-comportamentais na infância. Explicação de questões como a estrutura de um consultório para o atendimento de crianças, a condução de avaliação na infância, adaptação de técnicas e estratégias de tratamento, manejo de pais e cuidadores e os principais protocolos de tratamento.
Médica Psiquiatra da Infância e Adolescência do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
Professora PUCRS
Compreensão do modelo cognitivo-comportamental das disfunções sexuais. Aprofundamento no plano de tratamento e nas técnicas cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento das disfunções sexuais. Conceitos básicos e dados de pesquisa a respeito de minorias, com ênfase em questões raciais e de diversidade sexual e de gênero. Ferramentas de avaliação e manejo de casos que tenham atravessamentos de grupos minoritários, com ênfase em questões raciais e de diversidade sexual e de gênero, propiciando uma prática clínica ética, eficaz, embasada, sensível ao contexto cultural e respeitosa.
Psicólogo, doutor em Psicologia, presidente da ABTE e professor da UFMG, com expertise em Terapias Cognitivas e do Esquema.
Professora PUCRS
Estudo do modelo cognitivo-comportamental para casais e famílias. Elaboração de conceitualização cognitiva para casais e famílias. Utilização de técnicas cognitivas e comportamentais no tratamento de casais e famílias.
Uma das maiores referências do Brasil em Terapia do Esquema
Professor PUCRS
+
-
O estudo da história das Terapias Cognitivo-Comportamentais. A caracterização dos modelos comportamentais e cognitivos. O estudo dos elementos básicos de uma conceituação cognitiva. Introdução aos princípios norteadores das Terapias Cognitivo-Comportamentais e da organização das sessões e do tratamento.
Psicólogo e PhD em Psicologia Clínica de Dependências Tecnológicas
Professor PUCRS
Apresentação de conceitos comportamentais no contexto das Terapias Cognitivo-Comportamentais. Estudo de estratégias comportamentais e estratégias cognitivas básicas, tais como questionamento socrático, análise funcional e dessensibilização sistemática. Aproximações e afastamento dos modelos comportamentais e cognitivos. Conteúdos vistos a partir das diferentes fases de desenvolvimento das Terapias Cognitivo-Comportamentais.
Psicólogo, especialista em Terapia Comportamental Dialética
Professor PUCRS
Estudo do comportamento suicida em suas dimensões históricas, epidemiológicas, culturais e psicológicas. Avaliação do risco de suicídio e manejo clínico psicoterápico e medicamentoso. Entendimento cognitivo-comportamental do comportamento suicida.
Uma das maiores referências brasileiras nos estudos de Prevenção do Suicídio
Psicólogo, Mestre. Especialista em TCC e Treinamento intensivo em TCD.
O estudo da prática baseada em evidências em psicologia (PBEP). Conceitos básicos da PBEP, elementos históricos e suas justificativas. Critérios para a seleção das melhores evidências para diferentes demandas. Aplicação da PBEP na prática clínica, incluindo a discussão a respeito de aspectos da perícia clínica e da preferência dos pacientes. Relações entre a PBEP e diferentes modelos de Terapia Cognitivo-Comportamental.
Psicólogo e doutor em Psicologia, com destaque na Psicologia Baseada em Evidências e na produção técnica sobre o tema no Brasil.
Professor PUCRS
Definição de conceitos básicos para o entendimento da relação terapêutica. Estudo dos princípios norteadores da relação terapêutica nas TCCs. Descrição dos elementos desejáveis e não desejáveis em uma relação terapêutica. Definição dos limites da relação terapêutica. Uso da relação terapêutica como mecanismo de mudança.
Especialista em Relação Terapêutica e criadora do canal @relacaoterapeuticabrasil
Professor PUCRS
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?