Guia do Curso
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Introdução aos métodos e técnicas de avaliação com usuário. Caracterização de métodos de avaliação por Inspeção e por observação de uso. Estudo das etapas de planejamento, condução e análise dos resultados da avaliação.
Especialista em UX Research, co-fundadora do TESTR e atual pesquisadora na Loft
Professora PUCRS
Caracterização de Design Centrado no Usuário, seus fundamentos, princípios, técnicas e ferramentas. Discussão sobre Usabilidade e User Experience (UX), seus princípios, metodologias e aplicações.
Diretor do Laboratório de Design da Universidade da Califórnia em San Diego e autor de "The Design of Everyday Things"
Professor PUCRS
Introdução ao design inclusivo. Reflexão sobre as dimensões da diversidade, aspectos culturais e sociais. Discussão de conceitos e técnicas de projeto e avaliação considerando acessibilidade. Estudo de perspectivas e abordagens, tais como: diretrizes e padrões, adaptação da interface do usuário, acessibilidade na nuvem.
Especialista em Acessibilidade Digital, palestrante e membro do Grupo de Trabalho de especialistas em Acessibilidade na Web do W3C Brasil
Definição de prototipação e seus principais objetivos. Descrição de tipos e níveis de prototipação de acordo com o contexto do projeto. Discussão sobre como validar protótipos. Análise de ferramentas utilizadas para prototipar projetos com eficiência.
Especialista em User Experience (UX), palestrante e autor do livro "Think First"
Professor, doutor em ciência da computação, e investidor de startups.
Estudo de processos criativos para a ideação de soluções centradas no usuário. Discussão de estratégias de design participativo e cocriação. Reflexão sobre panorama de técnicas para envolvimento do usuário e criação colaborativa de soluções.
Líder de UX Research da Nubank com larga experiência em grandes multinacionais como Microsoft e Facebook. Atua com foco em diversidade, design e inovação
Professora e pesquisadora com experiência global em inovação criativa.
Compreensão de necessidades e capacidades dos usuários por meio da aplicação de técnicas de pesquisa. Estudo de métodos e técnicas para coletar e analisar dados de e/ou sobre usuários. Planejamento, execução, análise e comunicação de resultados de pesquisa com usuários.
Cofundador e Diretor de Experiência da Startup Stealth Mode, Ex-VP da WeWork
Professor PUCRS
+
-
Caracterização de liderança, seus contextos e as diferenças individuais. Interfaces da liderança com grupos de trabalho distintos e inclusivos. Definição de papéis organizacionais e a relação com as práticas estratégicas de design, equipes e suas configurações. Compreensão dos processos de facilitação. Discussão sobre a experiência dos colaboradores.
Especialista em Design de Experiência (UX) e fundadora da DUXcoworkers.com onde desenvolveu um método próprio de inovação com inteligência coletiva
Culturalista e edcucadora , ajuda a transformar pessoas e empresas.
Compreensão dos conceitos de DesignOps e do gerenciamento dos processos de design nas empresas. Estudo de Design Systems e práticas escaláveis de design. Padronização de projetos a partir do entendimento dos princípios do Design. Discussão de exemplos de Design System. Descrição de passos para a criação de um Design System.
Especialista em DesignOps e Product Design, responsável por grandes cases nos mercados brasileiro e peruano.
Designer, Dra. em Engenharia. Professora do curso de Design da PUCRS.
Inclinações pessoais e vocação. Life Design. Identidade profissional, transições de carreira e experimentações práticas. Temperamento e carreira. Escolhas profissionais e experiências de trabalho. Carreira empreendedora.
Mestre em Administração de Empresas pela FGV, Diretor Geral e líder de operações da "Michael Page" e "Page Personnel" no Brasil.
Professora PUCRS
Compreensão dos princípios de UX writing: semântica, microredação, arquitetura de informação. Orientação sobre redação, revisão e validação de conteúdo. Guia de escrita. Fluxo de UX Writing.
Consultor e um dos maiores especialistas brasileiros em redação para mídias digitais
Professora PUCRS
Estudo da filosofia da interação. Apresentação do conceito e aplicações da Computação social. Discussão sobre os Sistemas digitais voltados para as interações sociais no cenário digital. Design de sistemas de computação participativa. Conceitos de inteligência coletiva aplicados ao Social computing. Compreensão de cooperação, colaboracionismo e comunidades. Compreensão das estruturas psicossociais na construção de redes digitais. Discussão dos conceitos de visibilidade, manipulação e persuasão no cenário da computação social.
Ph.D. em Comunicação Digital pela USP, palestrante do TEDx São Paulo
Professor, doutor em comunicação social, coordenador de projetos.
Introdução ao conceito e características relacionadas a interfaces conversacionais. Apresentação de histórico da área. Discussão de arquiteturas de agentes conversacionais e métodos de construção. Reflexão sobre questões éticas, limitações e desafios.
PhD em Ciências da Computação na área de Tecnologias Interativas pela Universidade de Brighton, UK
Professora PUCRS
Compreensão do processo de design como criatividade projetiva. Introdução aos aspectos visivos do design e a conceitos de teoria da informação aplicada ao design. Estudo de arquitetura de informação e experiência do usuário. Análise de projetos de referência da área, métodos e ferramentas.
Palestrante, Sprint Master Certified e organizadora do UXSor. Está no mercado de tecnologia há 15 anos, atualmente focada em experiência do usuário.
Professor PUCRS
+
-
Caracterização de coleta de dados de interação. Definição de métricas de UX. Análise de ferramentas para captura de dados de interação do usuário.
Pesquisador e IBM Master Inventor, especialista em User Interface.
Professor PUCRS
Fundamentação e caracterização do processo de descoberta de produto. Reflexão sobre validação de ideias e descoberta de soluções. Discussão de técnicas, frameworks e ferramentas.
Diretor de Design e pesquisa na OLX Brasil, com mais de 15 anos de experiência em projetos de design e inovação.
Professora PUCRS
Caracterização de estudo de caso. Apresentação das etapas metodológicas necessárias para confecção do projeto. Discussão sobre as diferentes possibilidades de aplicação das abordagens discutidas ao longo do curso.
Superintendente de UX e Marketing no Boa Vista SCPC, especialista em Gestão de Design e criador do canal DesignTeam.
Professora PUCRS
Caracterização de service design (design de serviços) e de sociedade de serviços. Discussão sobre Customer Experience e User Experience. Comparação entre jornada de serviço, de cliente e de usuário. Identificação de métodos e ferramentas associadas.
Service Design e Research Lead (Latam & Rússia) na 99/DiDi, com passagem pelo PagSeguro
Professor PUCRS
Compreensão dos conceitos de “experiência” e “usuário” em um contexto ubíquo. Reflexão sobre a evolução da UX e da tecnologia pessoal e da Internet das Coisas. Introdução aos elementos que compõe as Smart Cities. Discussão de técnicas de UX multiplataforma.
Gerente sênior de novos negócios no Sidia e professor de design e inovação
Professora PUCRS
Introdução à Visualização de Dados e Visual Analytics. Apresentação de técnicas e ferramentas para análise exploratória e visualização interativa de dados. Discussão sobre o uso de Visual Analytics para analisar conjuntos de dados de diferentes aplicações.
Presidente de pesquisa em visualização de dados na Faculdade de Ciência da Computação da Dalhousie University do Canadá.
Prof. doutora em Ciência da Computação, Bolsista de Produtividade CNPq.
A inovação é um conceito que transcende o lançamento de produtos ou serviços. Ela pode ser entendida como uma forma de resolução de problemas complexos centrada no humano. Dentre as diversas definições de inovação, a que mais está alinhada com os aspectos cognitivos dos seres humanos é a de transformar conhecimento em valor. Este último também é uma dimensão subjetiva, já que envolve expectativas, percepções, crenças, julgamento, pensamentos, tentativa e erro e experimentação. Nesta disciplina, a inovação e a criatividade serão abordadas como elementos essenciais para a gestão do desenvolvimento humano de forma sustentável e com resultados para indivíduos e organizações. Serão apresentadas ainda as relações entre inovação e, habilidades socioemocionais e competências técnicas, bem como sua relevância para o enfrentamento de cenários de crescente incerteza e ambiguidade.
Especialista em Resolução de Problemas Empresariais
Psicóloga, especialista em Dinâmica dos Grupos, docente da PUCRS.
Introdução aos conceitos básicos relacionados a interfaces naturais. Caracterização de interfaces via voz, gestuais, (multi)toque, tangíveis, vestíveis e imersivas.
Expert em Realidade Estendida XR e professor na Universidade da Carolina do Norte
Professor PUCRS
Origem e conceitos básicos de Agile UX e Lean UX. Características da integração entre UX Design e Métodos Ágeis. Compreensão do uso de artefatos, reflexão sobre a comunicação via artefatos, crítica de entregáveis vs. consumíveis. Estudo das estruturas de times nestes contextos.
Doutor em Ciências da Computação, professor do ICT da UNIFESP
Professor PUCRS
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?