Guia do Curso
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PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
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DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
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Compreensão do processo de design como criatividade projetiva. Introdução aos aspectos visivos do design e a conceitos de teoria da informação aplicada ao design. Estudo de arquitetura de informação e experiência do usuário. Análise de projetos de referência da área, métodos e ferramentas.
Palestrante, Sprint Master Certified e organizadora do UXSor. Está no mercado de tecnologia há 15 anos, atualmente focada em experiência do usuário.
Professor PUCRS
Compreensão dos princípios de UX writing: semântica, microredação, arquitetura de informação. Orientação sobre redação, revisão e validação de conteúdo. Guia de escrita. Fluxo de UX Writing.
Consultora, Professora, Mentora, Palestrante e Autora do livro UX Writing Estratégico. Métricas, pesquisas e testes de conteúdo.
Content Designer, pós-graduada em User Experience Design pela PUCRS.
Compreensão dos conceitos de DesignOps e do gerenciamento dos processos de design nas empresas. Estudo de Design Systems e práticas escaláveis de design. Padronização de projetos a partir do entendimento dos princípios do Design. Discussão de exemplos de Design System. Descrição de passos para a criação de um Design System.
Especialista em DesignOps e Product Design, responsável por grandes cases nos mercados brasileiro e peruano.
Designer, Dra. em Engenharia. Professora do curso de Design da PUCRS.
Conceito de liderança. O contexto organizacional em design, liderança e equipe. O Lider como facilitador de processos. Definição de papeis organizacionais e a relação com as práticas organizacionais em design, equipes e suas configurações. Autoconhecimento e conhecimento do outro como fator essencial no desenvolvimento das equipes. Segurança psicológica para desenvolver equipes de alta performance, que fomentam o aprendizado contínuo e a inovação. Comunicação assertiva e não violenta. Resolução de problemas e mediação de conflitos que reforçam os vínculos de confiança e colaboração
Superintendente de UX e Marketing no Boa Vista SCPC, especialista em Gestão de Design e criador do canal DesignTeam.
Professor, Consultor, Mestre em Administração, Doutor em Psicologia.
Estudo da filosofia da interação. Perspectivas tecno-filosóficas frente às relações entre sociedade e tecnologia. Apresentação do conceito e aplicações da Computação social. Discussão sobre os sistemas digitais voltados para as interações sociais no cenário digital. Conceitos de inteligência coletiva aplicados à computação social. Compreensão de cooperação e comunidades. Exploração sobre ideias de desinformação e engajamento online.
Ph.D. em Comunicação Digital pela USP, palestrante do TEDx São Paulo
Professor, doutor em comunicação social, coordenador de projetos.
Autoconhecimento e autogerenciamento. As competências pessoais e as competências sociais. Auto percepção, auto regulação e motivação. Empatia e aptidões sociais. Educação emocional.
Jornalista, psicólogo e escritor considerado o pai da Inteligência Emocional
Professor PUCRS
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Caracterização de Design Centrado no Usuário, seus fundamentos, princípios, técnicas e ferramentas. Discussão sobre Usabilidade e User Experience (UX), seus princípios, metodologias e aplicações.
Diretor do Laboratório de Design da Universidade da Califórnia em San Diego e autor de "The Design of Everyday Things"
Professor PUCRS
Introdução ao design inclusivo. Reflexão sobre as dimensões da diversidade, aspectos culturais e sociais. Discussão de conceitos e técnicas de projeto e avaliação considerando acessibilidade. Estudo de perspectivas e abordagens, tais como: diretrizes e padrões, adaptação da interface do usuário, acessibilidade na nuvem.
Especialista em Acessibilidade Digital, palestrante e membro do Grupo de Trabalho de especialistas em Acessibilidade na Web do W3C Brasil
Pesquisadora e especialista em acessibilidade e tecnologia assistiva.
Introdução aos métodos e técnicas de avaliação com usuário. Caracterização de métodos de avaliação por Inspeção e por observação de uso. Estudo das etapas de planejamento, condução e análise dos resultados da avaliação.
Especialista em UX Research, co-fundadora do TESTR e atual pesquisadora na Loft
Professora PUCRS
Compreensão de necessidades e capacidades dos usuários por meio da aplicação de técnicas de pesquisa. Estudo de métodos e técnicas para coletar e analisar dados de e/ou sobre usuários. Planejamento, execução, análise e comunicação de resultados de pesquisa com usuários.
Cofundador e Diretor de Experiência da Startup Stealth Mode, Ex-VP da WeWork
Professora PUCRS
Definição de prototipação e seus principais objetivos. Descrição de tipos e níveis de prototipação de acordo com o contexto do projeto. Discussão sobre como validar protótipos. Análise de ferramentas utilizadas para prototipar projetos com eficiência.
Especialista em User Experience (UX), palestrante e autor do livro "Think First"
Professor, doutor em ciência da computação, e investidor de startups.
Estudo de processos criativos para a ideação de soluções centradas no usuário e identificação dos principais elementos que impulsionam a criatividade em design. Discussão sobre estratégias de design participativo e cocriação. Reflexão sobre a importância da colaboração com diferentes públicos no processo de criação e formas de envolvê-los. Dinâmicas para criação colaborativa de soluções e facilitação de processos criativos, visando estimular a participação ativa dos integrantes do processo.
Head de Produto e Inovação no iFood e mentora de startups com foco em negócios digitais.
Professora e pesquisadora com experiência global em inovação criativa.
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Introdução aos conceitos básicos relacionados a interfaces naturais. Caracterização de interfaces via voz, gestuais, (multi)toque, tangíveis, vestíveis e imersivas.
Expert em Realidade Estendida XR e professor na Universidade da Carolina do Norte
Professor PUCRS
Compreensão dos conceitos de “experiência” e “usuário” em um contexto ubíquo. Reflexão sobre a evolução da UX e da tecnologia pessoal e da Internet das Coisas. Introdução aos elementos que compõe as Smart Cities. Discussão de técnicas de UX multiplataforma.
Gerente sênior de novos negócios no Sidia e professor de design e inovação
Doutor em comunicação, professor da PUCRS.
Princípios e fundamentos do design de serviço. Discussão sobre Customer Experience e User Experience. Comparação entre jornada de serviço, de cliente e de usuário. Identificação de métodos e ferramentas associadas. Qualidade de interação, mediação e interface.
Service Design e Research Lead (Latam & Rússia) na 99/DiDi, com passagem pelo PagSeguro
Designer, Dra. em Engenharia. Professora do curso de Design da PUCRS.
Fundamentação e caracterização do processo de descoberta de produto. Reflexão sobre validação de ideias e descoberta de soluções. Discussão de técnicas, frameworks e ferramentas.
Diretor de Design e pesquisa na OLX Brasil, com mais de 15 anos de experiência em projetos de design e inovação.
Professora PUCRS
Origem e conceitos básicos de Agile UX e Lean UX. Características da integração entre UX Design e Métodos Ágeis. Compreensão do uso de artefatos, reflexão sobre a comunicação via artefatos, crítica de entregáveis vs. consumíveis. Estudo das estruturas de times nestes contextos.
Doutor em Ciências da Computação, professor do ICT da UNIFESP
Professor PUCRS
Introdução aos conceitos e tecnologias relacionadas a área de Inteligência Artificial. Identificação das possibilidades de uso destas tecnologias. Discussão sobre os impactos relacionados à área de design e ao mercado em geral. Reflexão sobre questões éticas, limitações e desafios.
Premiado Designer brasileiro nas áreas de experiência do usuário e inovação
Professor e Pesquisador em Aprendizado de Máquina e Deep Learning.
Introdução à Visualização de Dados e Visual Analytics. Percepção, representações visuais e princípios de interação. Apresentação de técnicas e ferramentas para análise exploratória e visualização interativa de dados. Discussão sobre o uso de Visual Analytics para analisar conjuntos de dados de diferentes aplicações.
Especialista na interação Humana com Inteligência Artificial, Researcher e Doutor em Informática
Prof. doutora em Ciência da Computação, Bolsista de Produtividade CNPq.
Caracterização de coleta de dados de interação. Definição de métricas de UX. Análise de ferramentas para captura de dados de interação do usuário.
Fundador da PunkMetrics, expert em Produto e Análise de Dados
Professor PUCRS
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