Luiz Antonio de Assis Brasil e Silva

Doutor em Linguística e Letras pela PUCRS e pós-doutorado pela Universidade dos Açores, em Portugal.

Atualmente, é professor titular na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador-geral do DELFOS - Espaço de Documentação e Memória Cultural - da mesma instituição, onde mantém pesquisa ativa em acervos de escritores do Sul do país e, por conta disso, é pesquisador ativo do CNPq. Foi secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul na gestão de 2011 a 2014. Mantém de forma ininterrupta, há 34 anos, a Oficina de Criação Literária na PUCRS, a mais antiga do Brasil em funcionamento e da qual surgiram nomes como Michel Laub, Amilcar Bettega, Daniel Galera, Cíntia Moscovich, Carol Bensimon, Letícia Wierszchowski, Clarah Averbuck, Paulo Scott, Daniel Pellizzari, dentre outros de igual relevância. Atua na Faculdade de Letras e no programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de Humanidades da PUCRS, nas disciplinas de Fundamentos da Criação Literária e Criação Literária. Orientou 65 trabalhos de conclusão, entre mestrados e doutorados, e em 2019, oito trabalhos na área de Concentração de Escrita Criativa do programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de Humanidades da PUCRS. Possui 21 obras publicadas, especialmente no gênero ficcional-narrativo no Brasil, Portugal, Espanha e França.Obteve os prêmios literários Machado de Assis, Jabuti, Portugal Telecom, Prêmio Literário Nacional do INL e Érico Veríssimo. Em 2015, por ocasião dos 30 anos de funcionamento da Oficina de Criação Literária, foi homenageado com a publicação de Festschrift para Assis Brasil (Porto Alegre: Bestiário, 2015), reunindo textos de 48 autores. A obra foi organizada por Gabriela Silva, Roberto Schmitt-Prym e Rubem Penz. Em 2019, publicou "Escrever ficção - um manual de criação literária", pela Companhia das Letras.

Luiz Antonio de Assis Brasil e Silva

Cursos com participaçāo do profissional

Literatura, Artes e Filosofia

Literatura, Artes e Filosofia