
Maria Teresa Esteban do Valle
Doutora em Educação, pesquisadora em avaliação da aprendizagem e professora titular da UFF.
Graduada e mestre em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutora em Filosofía y Ciencias de la Educación pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), com pós-doutorados realizados na Universidad Nacional Autónoma de México, na Universidade do Minho e atualmente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Professora titular da Faculdade de Educação da UFF, atua na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, com orientações em nível de mestrado, doutorado e supervisão de pós-doutorado. Sua produção acadêmica envolve ensino, pesquisa e extensão, com experiência na coordenação de projetos e participação em eventos nacionais e internacionais. De 2000 a 2020, foi bolsista de produtividade do CNPq, e desde 2024 coordena uma rede de pesquisa sobre avaliação das aprendizagens, com integrantes de universidades públicas do sudeste e nordeste do Brasil.
Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF (2004–2006), do Grupo de Trabalho em Educação Popular da ANPEd (2008–2010) e vice-coordenadora no biênio seguinte. Sua atuação se concentra em temas como avaliação educacional, cotidiano escolar, formação docente e educação popular.
Professora titular da Faculdade de Educação da UFF, atua na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, com orientações em nível de mestrado, doutorado e supervisão de pós-doutorado. Sua produção acadêmica envolve ensino, pesquisa e extensão, com experiência na coordenação de projetos e participação em eventos nacionais e internacionais. De 2000 a 2020, foi bolsista de produtividade do CNPq, e desde 2024 coordena uma rede de pesquisa sobre avaliação das aprendizagens, com integrantes de universidades públicas do sudeste e nordeste do Brasil.
Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF (2004–2006), do Grupo de Trabalho em Educação Popular da ANPEd (2008–2010) e vice-coordenadora no biênio seguinte. Sua atuação se concentra em temas como avaliação educacional, cotidiano escolar, formação docente e educação popular.

Cursos com participaçāo do profissional

PÓS-GRADUAÇÃO
Educação e Inovação: metodologias e desafios emergentes | Edição 2025Com Monja Coen, Christian Dunker e mais
Profissionais relacionados
Ainda nāo é aluno da PUCRS?
Não tem problema, cadastre-se gratuitamente agora mesmo e receba novidades e informações exclusivas sobre os nossos cursos, diretamente na sua caixa de e-mail.
Fique tranquilo: nós não enviaremos SPAM.
Dados para contato