INSCREVA-SE
Acesse a sala de aula

Educação Financeira: Aprenda a organizar o seu orçamento

content

Desenvolver uma relação inteligente com o dinheiro é um verdadeiro desafio para muitas pessoas. A ausência de uma educação financeira adequada somada a períodos econômicos conturbados pode impulsionar o descontrole nos gastos e, consequentemente, o endividamento.

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Axxus revelou que 76% dos brasileiros não souberam administrar suas finanças pessoais durante o período da pandemia. Ainda, um estudo realizado pela Acordo Certo, fintech do Grupo Boa Vista, apontou que 88% dos consumidores iniciaram o ano de 2022 com dívidas

Esses percentuais são um indicativo de como é importante conhecer as suas próprias finanças e aprender a se organizar dentro da sua realidade. Acompanhe em nosso blog algumas dicas essenciais para criar o seu planejamento financeiro. Continue a leitura.

Antes de mais nada: o que é o planejamento financeiro?

Em poucas palavras, o planejamento financeiro é uma forma de organizar corretamente suas finanças pessoais. Ou seja, todo o dinheiro que você recebe e utiliza, seja mensalmente, semanalmente ou diariamente.

Nessa conta, entram os mais variados tipos de despesas e rendimentos. Por exemplo: aluguel, condomínio, supermercado, transporte e cartão de crédito configuram despesas. O salário pode ser considerado o principal rendimento, mas você também pode incluir diferentes tipos de fontes de renda, como investimentos.

Esse controle atua como um registro de toda a sua vida financeira. O objetivo aqui é garantir sustentabilidade para lidar com imprevistos e autonomia para tomar as melhores decisões.

Como começar a se organizar financeiramente?

Em sua aula para o PUCRS Online, Ana Leoni, uma das principais referências femininas em finanças do país, aponta algumas medidas essenciais para organizar o orçamento. Confira elas:

Faça um raio X das suas finanças

Segundo a especialista, organizar o temido orçamento é fundamental para melhorar a qualidade da sua vida financeira. “É só a partir dos ganhos que a gente vai entender a nossa

capacidade de gastos”, ressalta a especialista.

Portanto, nesta etapa, identificar todos os seus ganhos e gastos líquidos e eliminar os excessos é essencial. Só assim será possível iniciar o seu planejamento da forma mais adequada.

Adote um método de controle

Você é uma daquelas pessoas que não desgruda do celular ou vive criando inúmeras planilhas? Pois saiba que essas características podem ajudar e muito na sua organização financeira.

Para Ana, adotar um método pessoal de controle dos ganhos e gastos é uma excelente forma de monitorar as finanças. Aplicativos, sites e planilhas são alguns exemplos de ferramentas que podem ajudar você a organizar o seu dinheiro.

Use o crédito a seu favor

“O crédito, quando é usado para a construção de patrimônio e coisas que venham a aumentar o bem-estar, é super benéfico”. Isso é o que aponta a especialista financeira. 

O terceiro passo na organização do orçamento é utilizar fontes de crédito de forma inteligente e que traga benefícios para a sua saúde financeira. Nesse sentido, vale considerar alguns aspectos:

  • Utilize o crédito para a construção de patrimônio e não para despesas cotidianas e não-duráveis.
  • Procure pagar à vista e se possível peça um desconto.
  • Mantenha um limite de no máximo 20% da sua renda líquida.

BÔNUS: Dicas de leitura

Para quem deseja construir uma vida financeira mais saudável, segue a indicação de leitura: O Poder do Hábito, de Charles Duhigg. 

Best seller do jornal The New York Times, a obra apresenta casos de sucesso de pessoas e empresas que conseguiram, através da mudança nos hábitos, conquistar feitos importantes. 

E para quem quiser se aprofundar ainda mais no mundo das finanças, confira a nossa sugestão de leitura aqui do blog: 3 livros sobre finanças para aprender na prática.

Impulsione a sua carreira em Finanças com o PUCRS Online

Apesar dos desafios, os brasileiros estão cada vez mais atentos ao próprio dinheiro. Um levantamento realizado pelo Semrush apontou que termos como “educação financeira” e “bem-estar financeiro" estão entre as principais buscas relacionadas à finanças.

Considerando esses insights, essa é uma boa hora para se especializar e aprofundar os conhecimentos técnicos na área. Para isso, você pode contar com os cursos do PUCRS Online. Obtenha uma formação sólida e prática em habilidades como gestão, marketing, vendas, geração de valor e finanças ao lado de grandes nomes do mercado.

Conheça o MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor e aprofunde seus conhecimentos.

Comentários