Os 4 pilares do lifelong learning: conceitos e aplicações

Lifelong learning, em tradução literal, quer dizer aprendizado ao longo da vida. Na década de 1970, o conceito foi reconhecido como um campo da política educacional, reforçando que a educação não possui um prazo de validade; pelo contrário: ela deve ser adquirida durante a vida inteira.

Com a transformação digital, novos estudos e avanço da tecnologia, os cenários do mercado tendem a se atualizarem constantemente. Nesse contexto, destacar-se no mercado requer mais do que simplesmente acompanhar as mudanças: é preciso antecipá-las.

A educação continuada tem um papel fundamental para garantir um desempenho profissional centrado e de acordo com as expectativas de cada área. É preciso ter em mente que a verdadeira excelência profissional nunca está completa, o que exige dos profissionais uma jornada perene em busca de conhecimento para aprimorar suas competências.

Continue a leitura para conhecer os pilares do lifelong learning e como a prática pode influenciar a sua carreira.

Os quatro pilares do Lifelong Learning

O compromisso de aprimorar habilidades e conhecimentos é o diferencial que impulsiona o currículo de um profissional em direção ao sucesso. Essa busca incessante por desenvolvimento permite uma adaptação ágil e eficaz aos novos contextos corporativos.

A Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ) identifica quatro pilares fundamentais para esse processo de aprendizado contínuo. Confira cada um deles a seguir!

Aprender a Conhecer

Tenha o hábito de explorar novas fontes de informação, como pesquisas, notícias e dados pertinentes à sua área de atuação. Além disso, é importante buscar questionar o conhecimento que se está adquirindo, para estimular a aprendizagem autônoma.

Confrontar ideias, fazer questionamentos e pensar sobre os conteúdos estudados resulta no fortalecimento do pensamento analítico e na retenção do conhecimento.

Aprender a Fazer

Busque ir além da teoria, aplicando os novos conhecimentos no seu dia a dia. Esse pilar é fundamental para garantir a fixação dos novos aprendizados. Praticar o que foi estudado também auxilia no desenvolvimento de habilidades comportamentais, como inteligência emocional, proatividade e trabalho em equipe.

Aprender a Conviver

O conhecimento também é adquirido por meio da interação com outras pessoas, a partir de experiências e aprendizados compartilhados. Por isso, busque escutar e trocar vivências com quem está em sua volta.

Fortalecer o networking é uma das consequências da aplicação deste pilar. A empatia e a colaboração entre colegas de trabalho facilitam o processo, fazendo com que se torne possível aprender a partir das relações interpessoais.

Aprender a Ser

Você é responsável pelo seu aprendizado. Busque a sua própria evolução investindo em educação e acrescente novas habilidades em seu currículo.

Além disso, é interessante cultivar a autonomia de aprender com as suas próprias ações, levando em conta seus erros e acertos. Dessa forma, você fomenta um ciclo de desenvolvimento contínuo.

Leia também o artigo “Flexibilidade cognitiva: conhece essa habilidade?”, disponível em nosso blog!

Como a prática do lifelong learning influencia a sua carreira?

Renovar habilidades e conhecer as tendências e inovações do mercado pode ser uma das peças fundamentais para a construção de uma carreira de sucesso.

De acordo com o relatório The Future of Jobs 2023, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, o aprendizado contínuo é uma das habilidades mais importantes para os trabalhadores na atualidade.

Atualizar conhecimentos e aprender coisas novas são atividades que trazem consequências diretas no seu desenvolvimento, tanto no ponto de vista profissional quanto pessoal. Por exemplo:

• Amplia a habilidade para a resolução de conflitos;
  • Amplia sua bagagem profissional, ao colocar você em contato com os desafios mais recentes do seu setor;
  • Constrói repertório para estimular a criatividade e o pensamento crítico;
  • Traz novas skills para complementar seu currículo, formando um diferencial competitivo no mercado;
  • Fortalece o networking através da participação em cursos, palestras e eventos.

Quando foi a última vez que você aprendeu algo novo?

Se você consegue responder essa pergunta de forma rápida, está no caminho certo!

O lifelong learning é mais que um hábito, é uma mudança na forma como você enxerga e organiza a vida. Buscar aprender coisas novas deve ser uma atividade tão natural e corriqueira como trabalhar ou assistir televisão.

Explore diferentes áreas com as formações gratuitas da PUCRS Online. São mais de 20 opções de cursos para você ampliar os seus conhecimentos com professores que são referência em seus campos de atuação. Viva essa experiência e aproveite a oportunidade de obter uma certificação da melhor universidade privada do Brasil de forma gratuita.