INSCREVA-SE

Mindfulness: 5 dicas para aplicar esta técnica

content

O mindfulness é uma técnica de meditação que foca em ter atenção plena, ou seja, deixar de fazer as coisas no piloto automático e começar a fazer escolhas mais conscientes. Essa prática tem o poder de melhorar o foco, a produtividade e o autocontrole, além de diminuir sintomas de ansiedade e estresse.

De acordo com uma pesquisa realizada pela universidade americana John Hopkins, os pacientes que incluíram o mindfulness em suas rotinas apresentaram uma melhora nos sintomas de ansiedade, depressão e dores crônicas após oito semanas de prática.

É possível ter contato com essa técnica durante atividades rotineiras e em vários momentos do dia. A seguir, confira um guia prático para auxiliar o seu processo de atenção plena.

Como aplicar o mindfulness no seu dia a dia:

Reserve um horário em que esteja relaxado e livre de interrupções

Os horários ideais para aplicar o mindfulness são logo ao acordar, ou antes de dormir. Além disso, opte por um ambiente tranquilo, silencioso e com poucas distrações, e escolha roupas confortáveis. Para se concentrar, deixe o celular longe e desligue a televisão.

Escolha uma postura agradável

Ache a posição mais confortável para realizar a prática de meditação. Você pode ficar deitado ou sentado, com olhos abertos ou fechados, o que for melhor para você. Mas a ideia é relaxar. Então, fique atento e evite se mexer durante a prática, para, assim, buscar maior consciência corporal.

Controle a sua respiração

Um dos princípios básicos da meditação é alinhar mente e a respiração. Afinal, quando controlamos a respiração, fazemos com que ela se acalme e nossa mente relaxa naturalmente. Comece observando as sensações corporais, como o contato com o solo e a temperatura da pele. Depois, concentre-se nos movimentos do seu corpo durante a respiração. Observe o tórax e o abdômen, além da sensação do ar nas narinas.

Esvazie seus pensamentos

Desvie a mente de preocupações rotineiras e foque sua atenção no que está acontecendo no momento. Caso apareça alguma distração, pensamento ou preocupação, apenas perceba e deixe passar. Não se prenda ou julgue, apenas volte a se concentrar na sua respiração.

Mantenha o foco na ação realizada

O próximo passo é tentar levar a consciência do “aqui e agora” para cada atividade do dia. Nesse sentido, mantenha o foco na ação a ser realizada e reserve esse tempo para você, sem conversas ou contato com outras pessoas. É possível treinar a prática em vários momentos do dia. Por exemplo, você presta atenção ao escovar os dentes ou aproveita o momento para mexer no celular? Experimente ter atenção plena.

Artigos do blog que você pode gostar:

A prática clínica do mindfulness

Na especialização em Saúde e Práticas Integrativas, da PUCRS Online, você estuda sobre os fundamentos e evidências científicas das principais técnicas mente-corpo na clínica médica.

Além de conhecer os conceitos e definições de programas de intervenção baseados em mindfulness, o curso oferece uma visão interdisciplinar, holística e integral de cuidado ao paciente voltada à promoção da saúde e do bem-estar.

Escolha se desenvolver com quem é referência na área, como Marcelo Demarzo, que é médico, doutor em mindfulness e fundador do Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde.

Clique aqui para conferir mais detalhes sobre a pós-graduação.

Comentários