5 filmes sobre tecnologia para se inspirar

O PUCRS Online listou 5 filmes sobre tecnologia para você que gosta de assuntos ligados ao tema e curte a sétima arte.

Então, aproveite algumas dicas de filmes inspiradores para curtir no sofá de casa neste final de semana e com direito à pipoca. Confira:

5 filmes sobre tecnologia

Trilogia Matrix, de Lana Wachowski e Lilly Wachowski (1999)

Uma das mais conhecidas trilogias do cinema. A saga conta a história de um homem recrutado por rebeldes para ajudar na lutar contra o plano das máquinas de dominar o mundo. O roteiro é interessante, afinal abre a discussão sobre equipamentos autônomos e inteligência artificial. Além disso, a trilogia traz uma discussão também sobre as tecnologias de realidade aumentada, por exemplo. E ainda que exista um período de vários anos entre as produções, os conceitos perduram até hoje.

A.I. – Inteligência Artificial, de Steven Spielberg (2001)

Essa produção conta a história de David, o primeiro garoto-robô que demonstra sentimentos. O menino é adotado por um funcionário da Cybertronics e sua companheira. Assim, ele tenta se adaptar a nova realidade, mas várias situações inesperadas dificultam a sua vida. Então, sem a aceitação plena dos humanos ou das máquinas, ele inicia uma jornada rumo à descoberta do seu verdadeiro mundo.

Her, de Spike Jonze (2013)

Esta brilhante produção é protagonizada por Theodore Twombly, um homem que se apaixona pela voz de um sistema operacional. Nesse sentido, o filme mostra a curiosa relação entre uma pessoa e um sistema de inteligência artificial. Contudo, provoca interessantes reflexões sobre a vida de uma pessoa solitária, além dos efeitos da inteligência artificial no dia a dia e nas relações afetivas.

O Jogo da Imitação, de Morten Tyldum (2014)

Aqui temos a história por trás do pai da informática. Esse filme mostra a trajetória do matemático Alan Turing e a sua relevância na 2ª Guerra Mundial. Naquele momento de guerra, Alan conseguiu apresentar toda a sua genialidade analisando enigmas e construindo uma máquina fantástica. Tal invenção foi o start inicial para a criação de todos os computadores do mundo. Uma brilhante produção.

A Teoria de Tudo, de James Marsh (2014)

Baseado na história do físico inglês Stephen Hawking, um dos homens mais brilhantes de todos os tempos. O filme mostra como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. E como apesar de sua condição debilitada, ele não desistiu das suas ambições científicas, tornando-se um dos teóricos mais importantes da Física.

Gostou? Se você quiser ainda mais dicas listamos mais alguns nomes:

• Lucy, do aclamado diretor Luc Besson, aborda os limites desconhecidos da mente humana.
  • Jobs, biografia do aclamado criador da Apple, Steve Jobs.
  • Eu, Robô, ficção científica que aborda a clássica dualidade humanos x máquinas.
  • O Vingador do Futuro, tanto o original quanto o remake usam o universo da ficação científica para abordar questões sociais mais profundas.
  • A Rede Social, dirigido por David Fincher retrata a criação e do Facebook por diversos ângulos.

E se você quiser ir ainda mais além, conheça a pós-graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial e fique por dentro de todas as tecnologias por trás dessas grandes produções.

Aliás, confira também as melhores opções de pós-graduação em tecnologia.

Seja PUCRS Online. Matricule-se agora.