INSCREVA-SE

Empatia: a qualidade mais importante em líderes

content

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

A capacidade de prestar total atenção ao outro e perceber o que o outro está sentindo é algo que vai além das palavras, uma ponte construída aos poucos. Desenvolver empatia é a base das relações corporativas, segundo o pai da Inteligência Emocional, Daniel Goleman.

Para ele, o sentimento é a base da comunicação e da liderança efetiva. E deveria estar no topo das qualidades dos líderes e das organizações emocionalmente inteligentes.

Conforme o jornalista e psicólogo, quando duas pessoas estão nesse estado, de total atenção, se sentem protegidas e apoiadas. Dessa forma, cria-se um sentimento de bem-estar e espaço para que as trocas aconteçam, bem como evoluam pessoal e profissionalmente.

Sendo assim, um líder empático fortalece vínculos e relacionamentos com os membros de sua equipe. Afinal, a empatia, além de criar um ambiente harmonioso, gera uma relação de confiança entre as partes, promovendo mais engajamento entre líderes e colaboradores.

Ainda, o escritor e autor de “Inteligência Emocional”, que tem mais de cinco milhões de exemplares espalhados pelo mundo, destaca a existência de três tipos de empatia:

  • Empatia Cognitiva: ou seja, a habilidade de entender o ponto de vista da outra pessoa.
  • Empatia Emocional: isto é, a habilidade de sentir o que o outro sente.
  • Preocupação Empática: a capacidade de sentir o que o outro precisa.

Nesse sentido, para se tornar um líder mais empático, é preciso começar a desenvolver essa capacidade diariamente. Algumas dicas podem ajudá-lo a praticar a empatia no seu cotidiano. Confira:

  • Tente ver a perspectiva do outro;
  • Não julgue;
  • Reconheça as emoções do outro;
  • Comunique-se de maneira clara, sincera e transparente.

Tenha mais aprendizados valiosos como esse com Daniel Goleman em nossos cursos de pós-graduação e MBA. Confira nesse trecho de aula.

Então, escolha o caminho mais completo para a sua evolução. Conheça PUCRS Online. Matricule-se agora.

Comentários