INSCREVA-SE

Entenda a Terapia Cognitivo-Comportamental

content

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Um método que busca entender a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos e como esses o afetam. A Terapia Cognitivo-Comportamental, analisa as atitudes do paciente para transformar suas reações automáticas em decisões conscientes.

Atualmente já existem diversas linhas de psicoterapia, mas a Terapia Cognitivo-Comportamental é considerada um padrão no tratamento de muitos problemas de saúde mental.

Quer entender um pouco mais desse modelo de psicoterapia? Então, essa leitura é para você.

O que é Terapia Cognitivo-Comportamental e para que ela serve?

A Terapia cognitivo comportamental é um tratamento psicoterapêutico que se propõe a ajudar o paciente a identificar padrões de pensamentos, crenças e hábitos que são disfuncionais.

É uma terapia empática, sensível, estruturada e focada na resolução do problema. Ela ajuda o paciente a compreender a influência negativa desses pensamentos em seus comportamentos e emoções.

Dessa forma, o profissional consegue auxiliar o paciente a encontrar novas possibilidades para lidar de forma mais assertiva com as dificuldades. Um acompanhamento realizado por um profissional qualificado ajuda na remissão desses sintomas.

O método acredita que é possível modificar a crença distorcida das coisas através de técnicas e pensamentos funcionais. Assim, conforme o tratamento vai avançando, o paciente entende como deve reagir aos estímulos do meio.

Além disso, o modelo de psicoterapia pode ser aplicado nas mais diversas áreas, como:

  • depressão;
  • transtorno bipolar;
  • síndrome do pânico;
  • ansiedade;
  • disfunções sexuais;
  • anorexia nervosa;
  • bulimia;
  • esquizofrenia;
  • transtorno obsessivo-compulsivo;
  • transtorno do estresse pós-traumático;
  • além de fobias e problemas de impulso.

E quais técnicas essa linha utiliza?

Diversas estratégias são adotadas pelo profissional visando alterar o pensamento, humor e comportamento do paciente. Mas, é importante destacar que na Terapia Cognitivo-Comportamental cada caso é único.

Por isso, as técnicas adotadas também podem ser variadas, dependendo da necessidade do paciente.

Contudo, entre as estratégias mais utilizadas estão o registros de pensamentos automáticos, diários de emoções, questionamentos na sessão, simulações de situações, análise do pensamento real e imaginário, troca de papéis, bem como, exposição e prevenção de resposta e relaxamento.

Mas, afinal, quem pode fazer TCC?

Esse método é mais indicado para pacientes que se encontram com dificuldades emocionais, como a ansiedade, por exemplo, além de problemas comportamentais. Entretanto, qualquer pessoa pode fazer terapia cognitivo-comportamental.

O tratamento é realizado em sessões semanais, de aproximadamente 50 minutos. O objetivo é ser um tratamento baseado em metas, mudanças comportamentais e alcance de resultados a curto e médio prazo.

Entenda para quais casos o tratamento online é o mais indicado.

Ficou interessado nesse tema? Então aprofunde ainda mais os seus conhecimentos nesse modelo de psicoterapia que pode ser aplicado nas mais diversas áreas.

Descubra a pós-graduação Terapia Cognitivo-Comportamental do PUCRS Online e seja especialista em um dos tratamentos mais utilizados pelos profissionais.

A melhor opção para seu desenvolvimento profissional precisa ter um altíssimo nível de satisfação. Seja PUCRS Online. Matricule-se.

Comentários