INSCREVA-SE

Quais as diferenças entre pós-graduação, especialização e MBA?

content

Descobrir quais são as diferenças entre pós-graduação, especialização e MBA é um dos obstáculos encontrados pelos profissionais que decidem retomar os estudos. Principalmente, no que se refere aos tipos de cursos disponíveis nas universidades para reciclar conhecimentos.

Continue a leitura e confira os seguintes tópicos:

 

Inicialmente, é preciso entender que especialização e MBA são tipos de cursos de pós-graduação. Ou seja, são palavras que, sim, correspondem a formações complementares ao Ensino Superior, mas que apresentam significados distintos.

Devido à confusão no entendimento dos termos, é bem comum encontrar artigos que usam especialização como sinônimo para pós-graduação, o que é incorreto. Já o contrário é adequado: quando usamos a palavra pós-graduação como sinônimo tanto para descrever especialização quanto MBA.

Por isso, vamos focar no conceito de pós-graduação, especialização e MBA, para esclarecer as diferenças existentes entre eles.

 

O que é pós-graduação?

Pós-graduação é um curso destinado aos profissionais com diploma de graduação. Ou seja, quem obteve título de licenciatura, bacharelado ou tecnólogo.

Esse modelo de ensino tem o objetivo de complementar a formação inicial, ampliando os conhecidos obtidos durante a graduação.

Além disso, tem a capacidade de aperfeiçoar os profissionais em áreas mais específicas de atuação, seja no meio acadêmico ou no mercado de trabalho, possibilitando o desenvolvimento de suas carreiras com maior propriedade.

Os cursos de pós-graduação podem ser Lato Sensu ou Stricto Sensu. Na prática, isso corresponde ao formato das capacitações regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC). A partir desta divisão, os tipos de pós-graduação foram organizados em especialização, MBA, mestrado e doutorado. Ser Lato Sensu ou Stricto Sensu determina a carga horária mínima dos cursos, além de representar a comprovação de conclusão da pós-graduação – se em certificado ou diploma.

Os profissionais podem escolher um curso de pós-graduação em regime presencial ou à distância, no chamado de ensino online.

Quem pode fazer uma pós-graduação?

Em geral, basta ter um diploma de graduação para ingressar em uma pós-graduação.

Um profissional formado em Comunicação Social pode retornar às salas de aula para aprender sobre finanças e gestão de pessoas e negócios, por exemplo. Porém, existem áreas que exigem como requisito formação anterior na área na qual se está em busca de aperfeiçoamento. As residências são um exemplo de pós-graduação que exige a conclusão do curso superior em Medicina e Ciências da Saúde.

Em casos como este e das demais profissões atuantes na Saúde, é obrigatória a diplomação prévia na área. Isso significa que um administrador não poderá fazer uma pós-graduação em Cardiologia, Oncologia ou Pediatria.

Outro caso semelhante acontece na Educação. Alguns cursos são voltados para melhoria do rendimento de alunos em sala de aula, como os conhecimentos para trabalhar com Pessoas Com Deficiência ou déficit de atenção.

Em resumo, cada pós-graduação apresenta requisitos específicos, que devem atender às exigências do MEC. Algumas podem solicitar apenas a conclusão do ensino superior, enquanto outras podem requerer graduação na área.

Por que fazer pós-graduação?

Em um cenário de mercado cada vez mais disputado, uma pós-graduação pode ser o diferencial competitivo que você precisa para encarar desafios e oportunidades, abrindo portas no mercado de trabalho.

O principal objetivo da pós-graduação é proporcionar aos estudantes maior profundidade de conhecimentos em sua área de formação, aperfeiçoando habilidades em áreas mais específicas, seja no meio acadêmico ou no mercado de trabalho.

Existe um grupo de pessoas que enxerga na pós-graduação uma oportunidade de crescer profissionalmente. Isso implica na ascensão e manutenção de cargos e salários.

Há outros que estão apenas em busca de atualização. Sendo assim, a reciclagem dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos ao longo da faculdade não quer dizer que se deseja ascender em cargos nas empresas.

O redirecionamento da carreira também é um fator condicionante para cursar pós-graduação. Se um jornalista atua em redação e não está mais satisfeito, pode procurar uma formação complementar em Marketing ou mesmo Comunicação Corporativa, por exemplo.

O desenvolvimento pessoal de habilidades para manter seu espaço no mercado de trabalho também é uma das motivações de quem ingressa em uma pós-graduação. Muitos profissionais buscam competências que, na época da graduação, não eram exigidas, mas hoje são.

Entre as principais vantagens que uma pós-graduação pode oferecer para sua carreira profissional, estão:

  • Valoriza o seu currículo;
  • Oferta novas oportunidades;
  • Permite fazer networking;
  • Possibilita se atualizar;
  • Amplia os conhecimentos e aperfeiçoa habilidades;
  • Aumenta as chances de ser promovido;
  • Ajuda na recolocação profissional.

A seguir, confira as diferenças entre especialização e MBA, tipos de pós-graduação Lato Sensu.

Especialização: o que é e suas características

A especialização desenvolve habilidades técnicas específicas em uma determinada área de formação. Como, por exemplo, um jornalista desejar aprender sobre Marketing Digital.

É um tipo de pós-graduação Lato Sensu, e seu público-alvo são profissionais do mercado que buscam um diferencial no currículo para conseguir se destacar em sua área, ou mesmo para encontrar uma nova oportunidade. Em suma, é para quem deseja se aprofundar ou se atualizar em determinado segmento dentro de uma área do conhecimento.

O tempo mínimo de duração de um curso de especialização é de 360 horas, conforme determinação do MEC. O que representa, em geral, um ano e meio de estudo. Se você optar pelo regime presencial, as aulas acontecem, geralmente, à noite ou em finais de semana.

Ao final da formação, o profissional recebe um certificado de especialista na área na qual dedicou seus estudos. Como por exemplo, especialista em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching.

A especialização pode ser cursada tanto presencialmente quanto online. Contudo, precisa ser em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC, a fim de garantir a qualidade do ensino.

A curta duração e a possibilidade de cursá-la de forma online são pontos fundamentais àqueles que não dispõem de uma rotina que permita a adequação da agenda à regularidade das aulas, ou ainda para quem tem pressa para atualizar os conhecimentos e aplicá-los no trabalho.

Para ingressar em uma especialização, em geral, as universidades solicitam o currículo e realizam uma entrevista com os profissionais, para confirmar se as expectativas deles vão ao encontro da estrutura do curso escolhido.

MBA: o que é e quais são suas características

MBA é a sigla, em inglês, de Master Business Administration. Também é um curso de pós-graduação Lato Sensu, destinado aos profissionais das áreas de Administração, Gestão e Negócios.

Geralmente, é uma formação procurada por profissionais que já tem um pouco mais de experiência na carreira. Além disso, têm como propósito a atuação em cargos de liderança ou gestão na organização que trabalham.

O MBA tem como intuito o aprofundamento de conceitos em Administração, além da visão estratégica do universo corporativo. Assim como a especialização, tem carga horária mínima de 360 horas. As aulas são ministradas no período noturno de segunda a sexta ou nos períodos matutino e vespertino aos finais de semana.

Ao final da formação, os alunos devem entregar um trabalho de conclusão para obtenção de certificado, semelhante ao da especialização. As aulas podem ser assistidas pessoalmente em uma universidade ou online por meio de plataformas digitais de ensino.

É comum que os profissionais interessados no MBA tenham de passar por entrevista presencial ou online. Em algumas instituições de ensino, as experiências no mercado de trabalho também são levadas em consideração.

Semelhanças e diferenças entre especialização e MBA

Depois de entender o que cada um dos termos significa, é importante ressaltarmos as principais diferenças entre eles e suas semelhanças.

Área de atuação no mercado

Decidir entre uma especialização ou MBA não restringe a atuação do profissional, mas direciona o caminho a ser percorrido.

O profissional procura a especialização para adquirir conhecimentos mais específicos que melhorem sua performance dentro das organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Quem opta pelo MBA, normalmente, quer aprender sobre os aspectos que subsidiam cargos de gestão e liderança nas empresas. Os profissionais que se matriculam nele anseiam por conhecimentos que desenvolvam sua visão estratégica frente aos negócios que estão envolvidos.

Sendo assim, na especialização, a aquisição de novos conhecimentos pesa muito mais do que a ascensão para cargos de alto escalão ou gerenciamento de equipes e projetos, como no MBA.

Exigências

Por serem cursos de pós-graduação Lato Sensu, eles apresentam características semelhantes. Tanto a especialização quanto o MBA têm carga horária mínima de 360 horas, atendendo às exigências do MEC.

Os dois tipos de curso conferem aos profissionais concluintes um certificado com titulação de especialista, não um diploma. Também apresentam a necessidade de desenvolvimento de um trabalho para obtenção do certificado de conclusão.

Além disso, para ingressar em quaisquer uma destas formações, os profissionais devem apresentar o diploma de graduação em bacharel, licenciatura ou tecnólogo em uma das áreas de conhecimento.

Objetivos

O profissional que escolher um MBA está interessado em ficar por dentro dos processos de gestão. Seu foco está nos ambientes e comportamentos favoráveis ao empreendedorismo, tendo olhar atento aos conhecimentos pertinentes ao mundo dos negócios.

Já quem opta pela especialização tem o objetivo de aprofundar determinado assunto. Um médico fazendo especialização em Neurologia ou Cardiologia, por exemplo.

Vale a pena fazer uma pós-graduação online?

O mercado de trabalho se transformou com a chegada da internet, que mudou o jeito das pessoas se relacionarem entre si e desempenharem suas tarefas diárias.

Como consequência, as formas de ensino também precisaram ser reestruturadas para acompanhar os novos perfis dos alunos.

As pós-graduações oferecidas pela PUCRS Online chamam a atenção por reunir professores e profissionais de mercado com trajetórias reconhecidas nacional e internacionalmente em sala de aula.

Além disso, a experiência de ensino online é um diferencial. Através da Sala Virtual – plataforma criada exclusivamente para a PUCRS Online –, os alunos têm acesso às videoaulas e aos materiais das disciplinas. A plataforma digital também coloca à disposição o acervo da Biblioteca da Universidade.

Além da flexibilidade de horários, outras vantagens da educação digital chamam a atenção dos profissionais que buscam uma pós-graduação, como a comodidade e praticidade no momento dos estudos e a possibilidade de acessar as aulas de qualquer lugar.

 

Conclusão

A primeira lição que fica é que pós-graduação é um modelo de ensino. Já a especialização e MBA são tipos de cursos de pós-graduação Lato Sensu.

Não perca tempo, acesse outros conteúdos sobre carreira:

Outro aprendizado é que, ainda que especialização e MBA tenham propósitos diferentes, eles não restringem a atuação dos profissionais. Ambos os cursos servem como uma orientação da carreira.

A ideia é que, a partir das diferenças entre pós-graduação, especialização e MBA, você selecione o curso que melhor se encaixa na sua realidade. Afinal, uma pós-graduação deve ser aproveitada do início ao fim e não pode, em hipótese alguma, tornar-se um peso para o profissional.

Saber esses detalhes garante melhor aproveitamento dos conhecimentos obtidos com a pós-graduação no exercício profissional. Afinal, não adianta cursar uma pós-graduação Lato Sensu se o objetivo não é desenvolver a carreira no meio acadêmico.

Conheça as pós-graduações da PUCRS Online e avance em sua carreira enquanto desfruta do ensino da melhor Universidade privada do Brasil.

Comentários