Pós-venda: o que é e qual a sua importância
Depois de concluir a venda, o seu trabalho está apenas começando. É isso mesmo! Mais do que garantir um bom atendimento, o pós-venda é determinante para estabelecer o sucesso do seu negócio.
Isso porque o momento em que o cliente interage com o produto e a marca é essencial para potencializar a satisfação com a experiência de venda.
Com a concorrência cada vez maior, nem sempre um bom produto e preços atrativos são suficientes para conquistar o consumidor. E é nesse momento que você deve tratar seus clientes com a mesma paixão e entusiasmo de quando fez a venda.
Mas, antes de começarmos a entender como fazer um pós-venda eficiente, vamos definir o conceito. Siga essa leitura para entender mais.
O que é pós-venda?
Pós-venda, como o próprio nome já denuncia, é a etapa do processo de venda que vem depois da compra. Ou seja, é o conjunto de ações e estratégias direcionadas ao cliente após a realização de uma compra.
Nesse sentido, em um e-commerce, por exemplo, pode-se dizer que o pós-venda são as ações e contatos que acontecem após a confirmação do pagamento. Afinal, a jornada do consumidor continua depois de concretizar a compra.
O cliente vai receber, usar e, eventualmente, ter problemas, até descartar o produto. Por isso que o pós-venda é tão importante para um bom relacionamento entre a marca e o consumidor.
Desse modo, fica bem claro qual o objetivo do pós-venda na jornada de compra, não é? É justamente reter o cliente para continuar oferecendo valor a ele e gerando ganhos para marca.
Além disso, um bom pós-venda pode fazer com que o cliente se torne um promotor espontâneo da marca, recomendando-a ou mesmo divulgando o negócio em suas redes sociais.
Aliás, descubra também quais as vantagens de um e-commerce.
Mas como ser eficiente e encantar clientes?
O ideal é adotar estratégias que possibilitem manter um bom atendimento em todos os momentos do processo do pós-venda. Assim, você garante que o cliente permaneça fiel e indique sua empresa.
Conheça 6 estratégias infalíveis que você pode adotar:
- Realize follow up;
- Dê exclusividade e incentivos;
- Envie conteúdos relevantes;
- Realize pesquisa de satisfação e use para lançamentos e novidades;
- Adote programas de fidelidade;
- Proporcione bom suporte ao cliente;
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