Psicólogo e professor, Martin Seligman é o criador do conceito de Psicologia Positiva.
Martin Seligman é diretor do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A instituição com foco em psicologia positiva, depressão, otimismo e prospecção.
Sendo conhecido como "pai da Psicologia Positiva", é autor de diversos livros, sendo “The Hope Circuit” e “Positive Psychotherapy” os mais recentes.
Também foi presidente da Associação Americana de Psicologia (APA). Já recebeu diversos prêmios por sua contribuição científica para Psicologia Positiva.
Juntamente com Christopher Peterson, desenvolveu a contraparte 'positiva' do Manual de Diagnóstico e Estatística das Desordens Mentais (DSM). Em lugar de focar no que deu errado, olha para o que deu certo.
Pesquisando várias culturas, extraíram uma lista de virtudes que têm sido altamente valorizadas desde a China e Índia antigas até as culturas ocidentais modernas.
Sua lista inclui seis virtudes de caráter:
Ainda, Marting Seligman é professor convidado do curso de pós-graduação em Psicologia Positiva: Ciência do Bem-Estar e Autorrealização, do PUCRS Online.
Além dele, outras grandes personalidades contribuem para esse curso de especialização, como Mihaly Csikszentmihalyi e Robert Kegan.
Imagine estudar com tantas referências em Psicologia Positiva? Matricule-se agora mesmo pelo nosso site.
Martin Seligman é bacharel em Filosofia pela Universidade de Princeton e Ph.D. em Psicologia na Universidade da Pensilvânia, ambas nos Estados Unidos.
Também é Ph.D. Honoris Causa na Universidade de Uppsala, na Suécia, e na Complutense University, na Espanha.
Ainda é doutor em diferentes áreas:
Psicologia Positiva, Ciências Cognitivas, Comportamento Humano, Caráter, Sociedade.