INSCREVA-SE

Tecnologia da Informação: o que é e por que se especializar?

content

Tecnologia da Informação (TI) é a área responsável por produzir, armazenar, transmitir e dar acesso, segurança e uso às informações. Ela oferece um conjunto de atividades e soluções processadas por recursos computacionais.

Ela não trata apenas da informação, mas também de sua organização e classificação, auxiliando na tomada de decisão nas organizações. A partir dos conhecimentos em TI, as empresas conseguem tornar os processos mais rápidos e seguros, o que é possível graças ao uso de computadores, softwares e outros recursos tecnológicos.

Conhecer as tendências e inovações do mercado é fundamental para compreender a importância de se especializar neste setor. Por isso, vamos abordar as áreas dentro da Tecnologia da Informação que estão em crescimento, além das tendências no mercado brasileiro. Assim, podemos ajudar você a mapear as áreas em que vale a pena se aventurar.

Perspectivas do mercado de Tecnologia da Informação

O relatório Software Development Outsourcing in Brazil – A Comprehensive Report, conduzido pela Tecla, identificou que o Brasil é o maior formador de profissionais da área na América Latina, o que posiciona o país como um centro de talentos em TI.

Com os avanços da transformação digital, a área da Tecnologia da Informação está cada vez mais requisitada. Por isso, profissionais com conhecimentos específicos e habilidades atualizadas passam a ser mais procurados pelas organizações.

O surgimento de tecnologias se reflete na criação de novas funções que atendam às demandas, como cientista de dados, por exemplo. Estes profissionais se tornam essenciais dentro das empresas, que, por sua vez, querem aproveitar as novidades e tendências em seus negócios.

A atuação destes profissionais acaba sendo bem ampla. Eles podem atuar tanto com inovação, desenvolvendo aplicativos e dispositivos, como no suporte ao uso dessas ferramentas.

De acordo com o Internacional Business Report (IBR) 2023, 80% das empresas no país pretendem aumentar os recursos aplicados em tecnologia, o que coloca o Brasil na segunda posição no ranking mundial em investimentos no setor. Os empresários também se mostram otimistas com a área desde o anúncio do programa Nova Indústria Brasil, oferecido pelo Governo Federal. Transformar digitalmente 90% das indústrias brasileiras até 2026 é um dos objetivos da iniciativa.

Leia também:

Conhecimentos mais requisitados

Big Data e Data Science

Os dois termos referem-se a dados, mas a diferença está na aplicação de cada um. Big Data é o estudo de grandes volumes de dados gerados em alta velocidade. O profissional que trabalha com isso faz o processamento e a análise de dados brutos. Com isso, ele deve auxiliar as empresas na tomada de decisões mais assertivas para o negócio.

Data Science significa, em português, Ciência dos Dados. Portanto, o cientista de dados combina estatística, matemática, programação e resolução de problemas para capturar dados e encontrar padrões. Ele realiza atividades de limpeza, além de preparar e organizar os dados para obter insights com base nas informações analisadas.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é um recurso constituído por diversas tecnologias que permite que objetos sejam conectados à internet, como carros e eletrodomésticos.

Então essa conexão permite, entre outras vantagens às empresas, que sejam obtidas informações sobre o comportamento dos consumidores.

A partir disso, a ideia é utilizar essas informações para aperfeiçoar a qualidade e a prestação dos serviços utilizados.

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial consiste na reprodução da inteligência humana por meio de máquinas e sistemas de computação. Isso é possível graças à aprendizagem de informação e regras para usá-las, ao raciocínio lógico e à autocorreção.

Os chatbots, por exemplo, são programas para simular o raciocínio de um profissional em determinada situação, sendo frequentemente utilizados para relacionamento com cliente.

Hoje, a inteligência artificial generativa é capaz de criar conteúdos em diferentes formatos, como texto, imagens e vídeos. Além disso, a tecnologia está cada vez mais acessível, oferecendo uma série de experiências para acompanhar a necessidade do usuário.

Blockchain

Blockchain é um banco de dados online e descentralizado, desenvolvido para tornar a distribuição de informação mais segura.

Esta tecnologia é a base que sustenta as operações com criptomoedas, tornando os processos mais confiáveis às empresas. Sobretudo, o blockchain é usado para autenticações de páginas na internet e, em geral, para proteção de dados.

Leia também: “Criptomoedas, Bitcoin e Blockchain: todo mundo ouve falar, mas poucos entendem”

Por que se especializar em Tecnologia da Informação?

A área de Tecnologia da Informação ainda possui grande destaque no mercado de trabalho. As empresas estão sedentas por quem entenda do assunto. Ao mesmo tempo, o mercado exige que os profissionais estejam preparados para enfrentar os novos desafios.

Não basta ter um diploma, é preciso se especializar. A Tecnologia da Informação requer uma atualização constante, e seus profissionais precisam estar atentos para acompanhar as principais tendências e inovações do setor.

Saber quais são os conhecimentos que estão em alta garante uma vantagem competitiva aos profissionais. Assim fica mais fácil escolher um curso de pós-graduação que ofereça os conhecimentos que cada um procura adquirir.

A PUCRS Online reúne conteúdos que acompanham as demandas do mercado com professores reconhecidos em suas áreas de atuação. Conheça as pós-graduações oferecidas na área de tecnologia:

Matricule-se e aprenda a tirar das tecnologias o melhor que podem oferecer, garantindo o sucesso em sua carreira.

Comentários