INSCREVA-SE

Vai fazer graduação? Conheça as áreas promissoras em 2024

content

Ingressar no ensino superior é o sonho de muitas pessoas para construir uma carreira. Contudo, escolher uma profissão nem sempre é fácil. O mesmo problema pode acontecer com quem já atua em uma determinada área e decide mudar de atividade.

Se você ainda não escolheu uma graduação ou pensa em realizar uma transição de carreira, saber quais as demandas do mercado de trabalho antes de tomar uma decisão pode ajudar nesse processo de escolha.

O mercado muda a cada ano e o perfil do profissional também se atualiza. Como resultado, as novas gerações já vêm transformando o setor. Para ajudar você nesse processo de decisão, separamos as áreas mais promissoras para este ano, conforme mostra o Guia Salarial 2024 da Robert Half. Confira!

Quais as áreas mais promissoras em 2024?

Finanças e Contabilidade

O campo das finanças seguirá em mais um ano promissor. A área apresenta a necessidade de profissionais voltados à preparação estratégica para a expansão dos negócios, principalmente nos campos de fusões e aquisições, planejamento e modelagem financeira. Dentre as demandas em alta, também se destaca a procura por profissionais responsáveis pelas relações com investidores, atuando como ponte entre acionistas e empresas de capital aberto.

Jurídico

A pandemia provocou a digitalização de muitos negócios. Com isso, as empresas tiveram que se ajustar com questões relacionadas à fraude, segurança cibernética e Lei Geral de Proteção de Dados em um curto prazo. Assim, surgiu um mercado para profissionais especializados em Direito Digital, com oportunidades em diversas empresas. A área deve continuar em alta em 2024. Com o avanço da Inteligência Artificial, também devem surgir demandas relacionadas à regularização da tecnologia.

Já com a retomada econômica pós-pandemia, aumentou a demanda por profissionais de Direito Civil e Empresarial, especializados em contratos, negociações, compliance e reestruturação de dívidas.

Além disso, a Reforma Tributária também deve impactar o setor. A lei está prevista para entrar em vigor a partir de 2026, o que abre espaço para que os profissionais atuem no planejamento tributário de empresas, adequando as informações de acordo com a nova legislação.

Mercado Financeiro

No mercado financeiro, as áreas de private banking e ESG aparecem em destaque. Entre os profissionais mais buscados estão os de compliance e crédito corporativo, atuando em consultoria de investimentos, patrimônio, herança e planejamento financeiro.

Engenharia

Profissionais com atuação voltada para cadeia de suprimentos e logística serão mais procurados em 2024. A área de ESG também abre espaço dentro do setor de Engenharia, com foco especial para a vertente voltada à sustentabilidade. Os cargos em alta para o ano são Gerente de Supply Chain (suprimentos), Gerente de ESG e Gerente de Produção/Processos.

Seguros

O mercado de seguros continua em transformação, procurando por profissionais com visão estratégica e capacitados para avaliar tendências e criar soluções com foco em produtos. Analista de finanças, gerente de crédito e risco e analista atuarial figuram entre os profissionais mais cotados.

Tecnologia

O setor de tecnologia se manteve mais equilibrado em 2023, mas a demanda por profissionais de TI segue alta. Bancos, seguradoras e a indústria são os setores que mais devem contratar profissionais da área, com destaque para cargos como Consultor ERP, Analista de Segurança Pleno e Especialista/Cientista de Dados.

Vendas e Marketing

O marketing também entra para o time de áreas promissoras, principalmente na área de inteligência, dados e marketing digital. Além de saber sobre comunicação e comportamento do consumidor, o profissional terá que entender de ferramentas e softwares. A evolução da tecnologia também impactou o setor, que abre possibilidades para Especialistas em Transformação Digital.

As contratações serão concentradas em Analista de Business Intelligence, Gerente de E-commerce e Gerente de Marketing Digital.

Identificou-se com alguma área? Você também pode gostar deste outro conteúdo para saber o salário das profissões que estarão em alta em 2024.

Qual curso fazer para atuar em uma profissão que está em alta?

Agora que você já sabe quais áreas estarão em evidência em 2024, fica mais fácil escolher uma que mais se identifica. Buscar uma qualificação pode ser o primeiro passo em direção a sua carreira.

Graduação PUCRS Online é uma ótima oportunidade para você que deseja ingressar no mercado de trabalho ou dar um novo sentido a sua vida profissional.

São 10 opções de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com duração de até dois anos e meio. Conheça agora o nosso portfólio.

O mundo do trabalho vem passando por diversas transformações e, com isso, é cada vez mais necessário buscar por capacitações e se manter atualizado. Explore novas formas de aprender e se prepare para acompanhar essas mudanças. Conheça a PUCRS Online.

Comentários