O que as novas gerações esperam do mercado?
Investir em pós-graduação é uma prioridade para 87% dos estudantes recém-formados. Isso é o que aponta um levantamento global realizado em 15 países, incluindo o Brasil, com jovens universitários entre 18 e 25 anos.
A pesquisa conduzida pela CFA Institute ainda apontou que, apesar das incertezas do momento, 58% dos entrevistados estão confiantes sobre o futuro profissional. Entre as áreas mais cotadas para uma especialização estão Educação, Saúde, Ciência, Marketing e Finanças.
Outro estudo, com foco em estudantes do Ensino Médio brasileiro, apontou que 46% dos jovens têm interesse em ingressar em um curso de graduação online. Esse dado é um reflexo do comportamento da nova geração de profissionais que vem por aí.
Carregados de expectativas, eles chegam ao mercado com muito fôlego e novas ideias. Entender as necessidades dessa nova força de trabalho é essencial para as empresas que desejam captar esse público.
Mas, afinal, o que essa geração espera do mercado de trabalho?
Esse novo perfil profissional está em busca de empresas que tenham propósitos claros e bem definidos. Oportunidades de crescimento e aprendizado contínuo também entram nesse pacote de requisitos. Logo atrás, fatores como bem-estar emocional e lideranças cada vez mais inspiradoras e colaborativas complementam essas expectativas.
Para se ter uma ideia do nível de exigência desses jovens profissionais, uma pesquisa apontou que 56% da geração Z e 55% dos millennials deixariam seus empregos se isso interferisse em suas vidas pessoais.
Esses percentuais chegam a ser inimagináveis em comparação com gerações anteriores. No passado, segurança profissional e estabilidade financeira eram fatores considerados fundamentais para a tomada de decisão.
Levando em conta esses aspectos, é fácil concluir que para atrair e reter esse público, é necessário muito mais do que bons salários e pacotes de benefícios. Conheça algumas expectativas dessa nova geração:
- Bem-estar e satisfação profissional.
- Jornadas e locais de trabalho flexíveis.
- Propósitos claros e alinhados com as práticas ESG.
- Possibilidades de crescimento.
- Cultura organizacional.
- Valorização da equipe.
- Treinamentos de desenvolvimento.
- Aprendizagem contínua.
E por falar em treinamentos e aprendizagem…
Esses profissionais estão sempre em busca de novos conhecimentos. Conexão, agilidade, dinamismo e atualização são algumas das características dessa geração.
Nativos digitais, eles são imediatistas, interativos, absorvem múltiplas informações e executam mais de uma tarefa ao mesmo tempo.
O aprendizado contínuo é um fator atraente na hora de captá-los. Portanto, investir em estratégias de treinamentos é uma boa forma de despertar o interesse desse público. Alguns insights que a sua empresa pode aplicar são o desenvolvimento de novas habilidades e aprimoramento de conhecimentos técnicos e avançados.
A chave para o futuro está nas novas gerações
Aprenda estratégias para desenvolver talentos, preparar equipes e líderes de sucesso com profissionais que são referência nacional e internacional. Conheça o MBA em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching e impulsione suas estratégias de captação e retenção.
Comentários