Síndrome de Burnout: aprenda a preveni-la no ambiente de trabalho
Um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema. Assim é definida a Síndrome de Burnout, um transtorno que vem sendo muito comum e que já impacta a vida de 30% dos brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com um levantamento realizado pela International Stress Management Association (Isma), o Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados, sendo superado apenas pelo Japão, onde 70% da população é afetada pelo problema. Globalmente, a doença chega a impactar 264 milhões de pessoas.
Compreenda em nosso conteúdo os principais sintomas dessa doença, fatores que levam ao seu surgimento e aprenda a criar estratégias eficazes de prevenção no ambiente de trabalho.
Para começar: o que é a Síndrome de Burnout?
Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, a síndrome de burnout é uma resposta ao estresse crônico causado pelo ambiente de trabalho. Essa doença se manifesta através da exaustão física e mental intensa, levando o profissional a um declínio significativo no seu desempenho das suas atividades.
Vale ressaltar que o burnout não é apenas o resultado de uma rotina difícil de trabalho, mas sim um estresse crônico e gradual que se desenvolve após um longo período de condições insalubres de trabalho
Quais são os principais sintomas do Burnout?
A síndrome de burnout pode desencadear uma série de problemas físicos e mentais, dessa forma é crucial compreender seus principais sintomas e como eles podem variar em intensidade:
Exaustão mental
Caracteriza-se pelo sentimento persistente de esgotamento mental e emocional, pela sensação de vazio e incapacidade de lidar com as tarefas do dia a dia e trabalho.
Despersonalização
Isso ocorre quando o indivíduo passa a desenvolver atitudes negativas e cinismo em relação ao seu cotidiano, perdendo a capacidade de ter e sentir empatia.
Diminuição do desempenho
Caracteriza-se pela queda significativa de desempenho no trabalho, dificuldade para se concentrar em tarefas simples e pela redução na produtividade.
Conheça também alguns sintomas físicos ocasionados pelo burnout:
- Cansaço mental e físico excessivos;
- Insônia;
- Irritabilidade e agressividade;
- Lapsos de memória;
- Baixa autoestima;
- Desânimo e apatia;
- Negatividade constante;
- Isolamento social;
Fatores que podem desencadear o Burnout
O burnout é uma doença que está diretamente ligada ao ambiente de trabalho, dessa forma os principais fatores para o desencadeamento de um episódio estão relacionados com uma rotina profissional insalubre e excessiva. Confira agora alguns deles:
Carga de trabalho excessiva
A sobrecarga de demandas e longas jornadas de trabalho podem aumentar o estresse e a pressão.
Ambiente de trabalho tóxico
Relações interpessoais difíceis, falta de apoio e liderança inadequada podem desencadear o burnout.
Falha na gestão do tempo
Incapacidade de gerenciar eficazmente o tempo e estabelecer limites pode levar ao esgotamento.
Falta de reconhecimento
A ausência de reconhecimento profissional e recompensa pelo trabalho árduo pode afetar a motivação e o dia a dia do colaborador.
Mas como prevenir o Burnout no ambiente de trabalho?
É responsabilidade da empresa garantir um ambiente profissional saudável e seguro aos colaboradores. Condutas simples podem ajudar a evitar abusos e episódios de esgotamento mental. Confira algumas delas:
Promova a conscientização
É essencial promover a conscientização de funcionários e gestores sobre a síndrome. Dessa forma, é possível identificar de forma precoce possíveis sinais e proporcionar ajuda quando necessário.
Gerencie a carga de trabalho
É importante estabelecer limites para a quantidade de trabalho executado e distribuir de forma saudável as tarefas do dia a dia.
Construa um ambiente de apoio
Busque incentivar aos colaboradores um ambiente de trabalho onde eles possam se sentir ouvidos, apoiados e valorizados.
Faça treinamentos com as lideranças
Ofereça treinamentos para que os gestores saibam como motivar e apoiar suas equipes de forma eficaz e saudável.
Promova o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Incentive práticas saudáveis de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, como pausas regulares, férias e a rotina fora do ambiente de trabalho.
Aprenda a criar um ambiente de trabalho na sua organização. Confira em nosso blog.
Condutas como essas podem evitar o desenvolvimento da doença, assim como ajudam a reconhecer os sinais e sintomas logo no início. Além dessas ações, existem outras estratégias que você, profissional, pode adotar na prevenção ao Burnout. Conheça elas:
- Defina objetivos na vida profissional e pessoal;
- Priorize atividades de lazer na rotina pessoal;
- Faça atividades que fujam à rotina diária;
- Procure conversar com alguém de confiança sobre o que você está sentindo;
- Faça atividades físicas regulares;
- Evite excessos;
- Busque medidas de apoio como grupos e tratamentos terapêuticos.
Construa ambientes saudáveis para a sua equipe
O bem-estar está entre as principais necessidades profissionais do mundo do trabalho atual. Buscar e implementar medidas que proporcionem um ambiente saudável aos colaboradores deve estar entre as prioridades de toda organização.
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