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Síndrome de Burnout: aprenda a preveni-la no ambiente de trabalho

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Um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema. Assim é definida a Síndrome de Burnout, um transtorno que vem sendo muito comum e que já impacta a vida de 30% dos brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com um levantamento realizado pela International Stress Management Association (Isma), o Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados, sendo superado apenas pelo Japão, onde 70% da população é afetada pelo problema. Globalmente, a doença chega a impactar 264 milhões de pessoas.

Compreenda em nosso conteúdo os principais sintomas dessa doença, fatores que levam ao seu surgimento e aprenda a criar estratégias eficazes de prevenção no ambiente de trabalho.

Para começar: o que é a Síndrome de Burnout? 

Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, a síndrome de burnout é uma resposta ao estresse crônico causado pelo ambiente de trabalho. Essa doença se manifesta através da exaustão física e mental intensa, levando o profissional a um declínio significativo no seu desempenho das suas atividades.

Vale ressaltar que o burnout não é apenas o resultado de uma rotina difícil de trabalho, mas sim um estresse crônico e gradual que se desenvolve após um longo período de condições insalubres de trabalho

Quais são os principais sintomas do Burnout? 

A síndrome de burnout pode desencadear uma série de problemas físicos e mentais, dessa forma é crucial compreender seus principais sintomas e como eles podem variar em intensidade: 

Exaustão mental 

Caracteriza-se pelo sentimento persistente de esgotamento mental e emocional, pela sensação de vazio e incapacidade de lidar com as tarefas do dia a dia e trabalho. 

Despersonalização 

Isso ocorre quando o indivíduo passa a desenvolver atitudes negativas e cinismo em relação ao seu cotidiano, perdendo a capacidade de ter e sentir empatia. 

Diminuição do desempenho 

Caracteriza-se pela queda significativa de desempenho no trabalho, dificuldade para se concentrar em tarefas simples e pela redução na produtividade. 

Conheça também alguns sintomas físicos ocasionados pelo burnout: 

  • Cansaço mental e físico excessivos; 
  • Insônia; 
  • Irritabilidade e agressividade; 
  • Lapsos de memória; 
  • Baixa autoestima; 
  • Desânimo e apatia; 
  • Negatividade constante; 
  • Isolamento social; 

Fatores que podem desencadear o Burnout 

O burnout é uma doença que está diretamente ligada ao ambiente de trabalho, dessa forma os principais fatores para o desencadeamento de um episódio estão relacionados com uma rotina profissional insalubre e excessiva. Confira agora alguns deles: 

Carga de trabalho excessiva 

A sobrecarga de demandas e longas jornadas de trabalho podem aumentar o estresse e a pressão. 

Ambiente de trabalho tóxico 

Relações interpessoais difíceis, falta de apoio e liderança inadequada podem desencadear o burnout. 

Falha na gestão do tempo 

Incapacidade de gerenciar eficazmente o tempo e estabelecer limites pode levar ao esgotamento. 

Falta de reconhecimento 

A ausência de reconhecimento profissional e recompensa pelo trabalho árduo pode afetar a motivação e o dia a dia do colaborador. 

Mas como prevenir o Burnout no ambiente de trabalho? 

É responsabilidade da empresa garantir um ambiente profissional saudável e seguro aos colaboradores. Condutas simples podem ajudar a evitar abusos e episódios de esgotamento mental. Confira algumas delas: 

Promova a conscientização 

É essencial promover a conscientização de funcionários e gestores sobre a síndrome. Dessa forma, é possível identificar de forma precoce possíveis sinais e proporcionar ajuda quando necessário.  

Gerencie a carga de trabalho 

É importante estabelecer limites para a quantidade de trabalho executado e distribuir de forma saudável as tarefas do dia a dia. 

Construa um ambiente de apoio 

Busque incentivar aos colaboradores um ambiente de trabalho onde eles possam se sentir ouvidos, apoiados e valorizados. 

Faça treinamentos com as lideranças 

Ofereça treinamentos para que os gestores saibam como motivar e apoiar suas equipes de forma eficaz e saudável. 

Promova o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal 

Incentive práticas saudáveis de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, como pausas regulares, férias e a rotina fora do ambiente de trabalho. 

Aprenda a criar um ambiente de trabalho na sua organização. Confira em nosso blog. 

Condutas como essas podem evitar o desenvolvimento da doença, assim como ajudam a reconhecer os sinais e sintomas logo no início. Além dessas ações, existem outras estratégias que você, profissional, pode adotar na prevenção ao Burnout. Conheça elas:  

  • Defina objetivos na vida profissional e pessoal; 
  • Priorize atividades de lazer na rotina pessoal; 
  • Faça atividades que fujam à rotina diária; 
  • Procure conversar com alguém de confiança sobre o que você está sentindo; 
  • Faça atividades físicas regulares; 
  • Evite excessos;  
  • Busque medidas de apoio como grupos e tratamentos terapêuticos. 

Construa ambientes saudáveis para a sua equipe 

O bem-estar está entre as principais necessidades profissionais do mundo do trabalho atual. Buscar e implementar medidas que proporcionem um ambiente saudável aos colaboradores deve estar entre as prioridades de toda organização. 

Se você é um profissional graduado nas áreas de Gestão de Pessoas, Recursos Humanos ou Psicologia, é importante estar por dentro de novas práticas e tendências do mercado. 

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