INSCREVA-SE

5 momentos importantes da história do Design

content

O avanço do Design caminha com o avanço da sociedade e suas necessidades, auxiliando na definição de linguagem e construindo informação e propósito de maneira única.

No Dia Nacional do Designer, preparamos uma linha do tempo da história do Design com os momentos de maior destaque na profissão. Continue a leitura e confira a evolução da área com as possibilidades do digital e o avanço da tecnologia.

A origem do Design

O Design nasceu há aproximadamente três séculos, surgindo da necessidade de potencializar o consumo e os processos de produção. O primeiro relato da profissionalização da área surgiu durante a Revolução Industrial, na Inglaterra.

Bauhaus

Logo após, diversos movimentos artísticos surgiram, como o Modernismo, por exemplo. Em 1919, surgiu a primeira escola de Design do Mundo: a Bauhaus. A instituição buscava formas e linhas simplificadas, uma das expressões marcantes do movimento.

Design Pós-Moderno

Na década de 60, novas preocupações tomaram conta do pensamento dos profissionais de design. Assim, os projetos começaram a buscar através das peças de arte uma certa funcionalidade prática.

Anos 70 e 80

Nesse sentido, nos anos seguintes um novo movimento começou a nascer. A funcionalidade prática do produto ganhou espaço e surgiram os primeiros programas de editoração eletrônica. Dessa forma, os designers ganharam maior possibilidade de otimizar e refinar seus layouts.

A era Digital

Hoje, os designers possuem maior liberdade de experimentação e controle de suas criações. Além disso, as possibilidades do digital e o avanço da tecnologia fizeram com que fosse impossível pensar em design sem pensar em soluções.

Quer aprender ainda mais sobre a evolução do Design? Então conheça a pós-graduação em User Experience Design and Beyond da PUCRS Online.

Matricule-se agora e seja um especialista em uma das áreas mais importantes do momento e do futuro: experiência do usuário.

Escolha o caminho mais completo para sua evolução. Seja PUCRS Online.

Comentários