INSCREVA-SE

Nelson Mandela: 3 obras para conhecer a história do ativista

content

Símbolo na luta contra o regime racista e segregacionista do apartheid, Nelson Mandela se tornou uma referência mundial por uma sociedade mais justa e igualitária.
Defensor de um sistema educacional imparcial e digno para todos, Mandela teve grande contribuição para a cultura da paz e da liberdade no mundo.

Em 2014, meses após o falecimento do ativista, o Google lançou um doodle em comemoração a data. A animação trazia frases simbólicas como "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" e "Porque ser livre não é apenas livrar-se das próprias correntes, mas viver de modo a respeitar e aumentar a liberdade dos outros". 

Para comemorar a data, listamos três diferentes obras para quem deseja conhecer a caminhada de luta do líder sul-africano. Confira agora:

Madiba, minissérie por Kevin Hooks

1000x563

Dos tempos sombrios de luta contra a segregação racial até a conquista da presidência da África do Sul, a emocionante trajetória de Nelson Mandela é mostrada nos seis capítulos da série Madiba. A produção canadense foi filmada na África do Sul e dirigida por Kevin Hooks.

A minissérie é uma adaptação das autobiografias de Mandela, “Conversas que tive comigo” e “Nelson Mandela por ele mesmo”.

Na obra, surgem outros personagens históricos como Oliver Tambo, presidente do partido ANC, Winnie Madikizela-Mandela, esposa de Mandela e Govan Mbekil, ativista político e líder do ANC.

Abram Fischer, advogado que defendeu Mandela e Hendrik Frensch Verwoerd, o primeiro-ministro da África do Sul também são retratados na produção.

Invictus, filme de Clint Eastwood

Invictus-Movie-Poster1-featured-930x501

O filme mostra a estratégia de um dos maiores líderes mundiais. Com Morgan Freeman e Matt Damon no elenco, a produção é um dos grandes sucessos do cinema.

No filme, Freeman, que faz o papel de Nelson Mandela, tinha acabado de ser eleito presidente. Ele sabia que a África do Sul estava dividida devido às divergências raciais entre as pessoas. Assim, com a proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, realizada pela primeira vez no país, viu a oportunidade de unir a população através do esporte.

Para isso, organizou um encontro com o capitão da equipe sul-africana, Francois Pienaar, e o incentivou a tornar a sua seleção a grande campeã.

Dirigido por Clint Eastwood, o filme mostra como Mandela apostou em uma estratégia extremamente ousada de jogo. E assim, finalmente, proporcionar a paz entre os sul-africanos, mesmo com diversas oposições.

Mandela: O Homem por trás do Mito, documentário por François-Xavier Destors

mandela-day-o-homem-por-tras-do-mito-por-maister-f-da-silva-nelson-mandela-1498608999331-v2-615x300-1

Nessa obra, a lenda de Mandela é construída em sua ausência, durante sua prisão por 27 anos. Assim, quando ele é libertado, em 1990, a África do Sul espera seu Messias. Mas ele ainda não sabe que é o prisioneiro político mais famoso do planeta. Estará à altura do desafio?

O documentário revela a concepção de uma lenda construída pela primeira vez sem o próprio homem. É a história de um mito sem rosto e de uma luta internacional contra o Apartheid, popularizada por personalidades políticas e da cultura pop em todo o mundo.

Gostou dessas dicas? Então, vá além.

Fique por dentro das mais modernas práticas e teorias em direitos humanos e responsabilidade social com a pós-graduação em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global do PUCRS Online.

E conheça também as melhores opções de pós-graduação em Humanidades.

Abrace o futuro. Matricule-se agora.

Comentários