INSCREVA-SE

Omnichannel: uma estratégia necessária

content

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Essencial para diversificar canais de vendas e de atendimento, a estratégia omnichannel é imprescindível para evitar que empresas percam faturamento ou deixem de atender seus clientes quando há alguma pane em outras ferramentas de divulgação, por exemplo.

E se há algo positivo que pode ser extraído do último apagão, nesta segunda-feira, é a necessidade das empresas terem um “Plano B” para evitar esses transtornos.

A pane durou aproximadamente seis horas em horário comercial. Durante esse período foi possível acompanhar diversas histórias de pequenos empresários que perderam faturamento por conta do apagão.

Ainda assim, só 23% dos empresários tem sites próprios de venda. E, na hora de vender pela internet, 84% preferem o WhatsApp, 54% o Instagram e 51% o Facebook, conforme aponta a pesquisa do Sebrae.

Sabemos que com a digitalização é comum que os pequenos negócios comecem por essas ferramentas. Mas, diante desse cenário, é prudente apostar em estratégias que assegurem e não comprometam a experiência do cliente. E é isso que o omnichannel pode proporcionar.

Quer entender como? Então, siga esta leitura.

O que é a estratégia omnichannel?

Negócios que atendem seus consumidores por canais digitais nunca devem ficar totalmente inacessíveis. Sendo assim, é fundamental estar presente em todos os canais possíveis, seja para realizar vendas ou atendimento em toda a jornada do cliente. E o ominchannel é exatamente isso.

É uma estratégia de vendas que integra diferentes canais de comunicação e divulgação. Ela oferece aos clientes uma experiência de marca unificada para que cada um possa alternar entre vários canais. A ideia é alcançar a melhor qualidade no atendimento, nos serviços e nos produtos.

E quais os benefícios de apostar nessa estratégia?

Em resumo, ao investir em uma experiência melhor para seus clientes você já estará acarretando uma série de benefícios. Afinal, todo o trabalho é com esse objetivo.

Além disso, ao deixar os clientes mais felizes, sua empresa tem mais chances de melhorar os serviços, as vendas, o processo de fidelização e a imagem da marca.

Contudo, a estratégia ainda apresenta uma outra série de benefícios. Confira:

  • Captura de dados que ajudam na análise de comportamento do consumidor;
  • A otimização dos canais permite o alcance de mais pessoas;
  • Ajuda na fidelização dos clientes, que ganham uma experiência otimizada com mais agilidade, simplicidade, satisfação e conveniência;
  • Proporciona suporte disponível por mais tempo.

Então, o que falta para você começar a colocar em prática essa estratégia no seu negócio? Em PUCRS Online você encontra todas as ferramentas e conhecimentos necessários.

Conheça o MBA em BI, Marketing Digital e Estratégia Data Driven e aprenda sobre vendas omnichannel com a fundadora da BP9 Business Partners e conselheira da Women In Leadership in Latin America, Janda Araújo.

A melhor opção para seu desenvolvimento profissional precisa ter os maiores nomes da sua área. Escolha um caminho completo, original e de excelência.

Seja PUCRS Online. Matricule-se.

Comentários