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Turnover: o que é e como reduzir o índice na sua empresa?

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Chamamos de Turnover o índice de rotatividade de pessoas em uma organização. Isto é, o fluxo de entrada e saída de novos colaboradores em uma empresa.

Esse percentual geralmente é calculado em cima da relação entre os números de desligamento e de admissão de novos funcionários. E o dado considera saídas por decisão dos próprios colaboradores, demissões, transferências, finais de contrato, bem como aposentadorias.

Toda empresa apresenta índice de turnover. Mas, quando essa taxa de rotatividade está muito alta, é indicativo que existem problemas de gestão na organização. Esses podem ser de naturezas diversas, como: má administração, falta de infraestrutura, remuneração abaixo da esperado ou até mesmo a falta de motivação profissional.

Quais os principais tipos de turnover?

Existem alguns motivos que podem ser os responsáveis por aumentar o turnover em uma empresa. E para evitar um número alto de demissões no seu negócio, é importante que você os conheça. Veja:

Voluntário

Quando o desligamento é feito por parte do funcionário, usamos este termo. Em alguns casos, pode ser um indício que existem conflitos entre os colaboradores. Os líderes ou a equipe responsável pela gestão precisa ficar atenta para identificar se foi um caso isolado e prevenir novas demissões a seguir.

Involuntário

Neste caso a decisão de encerramento de contrato parte do empregador. Isto é, usamos esse termo em caso de demissões. Aqui os motivos podem ser inúmeros: redução de custos, dificuldades do funcionário com outros colaboradores ou com as normas da empresa, entre outros.

Funcional

Quando a saída de um colaborador gera benefícios para empresa, chamamos de turnover funcional. Aqui o caso ocorre quando um colaborador que não estava satisfeito com algo ou com sua produtividade ruim, por exemplo, solicita a demissão. Esses impactos negativos para a empresa são revertidos, transformando a situação em funcional.

Disfuncional

O turnover disfuncional é o oposto do anterior. Isto é, quando a empresa perde um colaborador qualificado que decide se desligar. Neste caso, pode ser um indicativo que a organização tem problemas de gestão ou recursos insuficientes para seguir desenvolvendo seus funcionários, por exemplo. Deve servir como alerta.

E como reduzir o índice de turnover nas empresas?

Existem algumas ações que podem ajudar a sua equipe de liderança e gestão a solucionar esse problema. Mas não é uma solução imediata, será um trabalho a longo prazo. Confira:

1. Atraia os colaboradores certos

Na hora de contratar um profissional, deixe claro quais funções ele exercerá e invista em técnicas que gerem uma boa percepção da empresa. Assim, as chances de candidatos já conhecerem a cultura organizacional da organização são maiores, o que ajuda a filtrar candidatos que se identificam pela vaga. Quando ocorre a identificação, as chances de um pedido de demissão são menores. Afinal, o profissional provavelmente já possui um estilo de trabalho parecido com o da organização e futura equipe.

2. Adote uma política de benefícios

Mesmo que os melhores e mais engajados sejam contratados, é preciso mantê-los motivados a permanecerem na empresa. Para isso, é preciso considerar se o salário está de acordo com a média oferecida no mercado, por exemplo. Afinal, esse é um fator muitas vezes determinante para a retenção de funcionários, principalmente em mercados competitivos. Além disso, outros benefícios podem ser oferecidos, como: horários de trabalhos mais flexíveis, benefícios de alimentação e cultura, entre outros.

3. Crie um ambiente agradável

Compensações financeiras são boas, mas os novos tempos pedem satisfação com a vida pessoal em primeiro plano. Nesse sentido, não é prioridade de nenhum colaborador se manter em um trabalho que tenha uma rotina cansativa e estressante, mesmo com um salário muito bom. Hoje as pessoas precisam sentir que estão em um ambiente em que a empresa se importa com a qualidade de vida dos seus colaboradores. E criar um ambiente propício para isso é essencial para evitar a evasão.

4. Estabeleça uma política de feedbacks

Dê feedbacks para a equipe pelos trabalhos concluídos, e também pelos resultados de cada um. Isso ajuda a criar uma cultura de reconhecimento e de proatividade e estimula os colaboradores a trabalhar cada vez melhor para serem reconhecidos. Bons profissionais precisam se sentir reconhecidos sempre. Quando isso não acontece na empresa onde estão costumam procurar algo diferente na concorrência.

5. Monte um plano de carreira

Um ambiente agradável e reconhecimento são muito importantes para o colaborador, mas o próximo passo é começar a montar um plano de carreira dentro da sua empresa. Bons colaboradores estão sempre olhando para o futuro e pensando em como podem se desenvolver. Assim, vão querer saber onde podem chegar e como.

Viu como é importante entender o que é turnover? Com as nossas sugestões, você aprendeu como algumas mudanças na gestão podem ser capazes de reduzir esse índice e proporcionar mais benefícios, visibilidade e autoridade para o seu negócio.

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