INSCREVA-SE

E-learning: como estudar online?

Como melhorar suas práticas de e-learning? Neste artigo, explicamos como estudar online com maior produtividade, considerando o período de isolamento social.

O século XXI é marcado pelas transformações constantes e pela chegada de tecnologias extraordinárias, que mudaram a forma das pessoas se comportarem e se relacionarem entre si e com o trabalho.

Em 2020, quando o novo século se apresenta, o mundo mudou novamente, exigindo maior capacidade de adaptação de todos os seres humanos.

Então, como se tornar um profissional ainda mais forte enquanto se enfrenta as dificuldades impostas pelo distanciamento social, fundamental para o combate à disseminação do COVID-19?

Uma das alternativas é aproveitar o período para potencializar habilidades e aprender novos conhecimentos, para quando isso tudo passar, você estar preparado para o novo modelo de vida: mais digital.

No Brasil, até 2023, haverá mais alunos na modalidade a distância do que em cursos presenciais, de acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

O que parecia uma tendência, tornou-se uma opção nos dias de hoje. Mas por quê?

  • Flexibilidade de horários
  • Comodidade para aprender de qualquer lugar
  • Economia no valor das matrículas

Mesmo que pareça impossível, manter uma rotina produtiva de estudos online é totalmente viável. Para facilitar sua aprendizagem em ambientes digitais, o PUCRS Online dá algumas sugestões.

e-Learning: como estudar online?

  1. Planejamento vai além de dia e hora
    Isso envolve organização de rotina, como horários e dias de estudo, mas também a escolha do ambiente ideal, com pouca possibilidade de distração e desconforto. Um espaço adequado aos estudos resulta em melhor aproveitamento e absorção de conhecimento.Outro ponto de atenção deve ser o smartphone: redes sociais são as maiores responsáveis pela distração dos alunos, tanto em salas de aula presenciais quanto virtuais. Também evite estudar com TV e rádio ligados.
  2. Aproveite o conhecimento ao máximo
    A qualidade do seu ensino passa também por não ultrapassar seus limites. Isso significa realizar intervalos e programar pequenas pausas longe do computador. É fundamental ter um tempo para se alongar, ir ao banheiro e tomar água.
  3. Não se  limite às videoaulas
    Reserve um horário no cronograma para revisão de conteúdo, leitura de bibliografias indicadas e troca de conhecimento com outros colegas de pós-graduação. Aproveite as possibilidades de aplicativos de mensagens e videochamadas para interagir com outros profissionais.

Direcione seu crescimento

Para que as dicas anteriores funcionem, você precisa estabelecer um objetivo claro, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Descobrir seus pontos fortes e fraquezas para melhorar enquanto indivíduo e desejar ocupar cargos de liderança ou gestão de projetos são exemplos dessas metas.

Assim, sua escolha por uma formação será mais fácil.

E não importa qual é o seu objetivo, o PUCRS Online quer contribuir para que seu desenvolvimento seja constante, independentemente do momento que estamos vivendo.

Reunimos mais de 400 especialistas de renome nacional e internacional e oferecemos 25 opções de cursos de pós-graduação e MBA para que sua aprendizagem não pare e seja alinhada às novas demandas do mercado.

Comentários